MAIS DEPRESSA DO QUE O GELO PERMITE.

Robert Gull é detentor do recorde mundial por ser o mais rápido a pilotar uma moto apenas com a roda traseira sobre o gelo.

Recorde mundial vai para o Guinness Book

"Cavalinho em motociclo mais rápido sobre o gelo" Robert Gull.

Recorde mundial vai para o Guinness Book

A coragem de Robert garantiu-lhe um lugar no Livro de Recordes – Guinness Book, de 2016, por ser o motociclista mais rápido sobre o gelo. Detalhe: pilotando apenas com a roda traseira apoiada no solo congelado. Em 2014, o piloto sueco já havia estabelecido um recorde mundial com uma Honda – 183,3 km/h ao longo de 100 metros. Mas Ryan Suchanek, dos EUA, cravou nova marca em fevereiro de 2015. Robert sabia que, se queria recuperar o recorde, precisava de uma moto com o melhor desempenho. Então optou por uma BMW. Depois de a Northbike, o seu principal patrocinador, o colocar em contacto com a BMW Suécia, foi fornecida uma S 1000 RR para a sua próxima tentativa. O resultado: uma velocidade de 206,09 km/h ao longo de 100 metros, sobre uma roda! Resumo: a S 1000 RR  é uma esportiva na sua essência, já que gosta de encarar desafios, mesmo que seja na neve.

+ Leia mais

Uma marca mágica, fragmentada como o gelo.

Uma marca mágica, fragmentada como o gelo.

"Foi uma sensação fantástica bater novamente o recorde. Sobretudo porque, desta vez, também fui o primeiro a superar a marca dos 200 km/h em uma roda sobre o gelo. Bem sei que haverá outras pessoas a tentar bater este recorde. Desejo-lhes boa sorte. A competição constante é o que, em última análise, nos torna cada vez mais rápidos. Agora cabe a outro piloto mostrar do que é capaz. E depois é a minha vez de tentar de novo, e aí por diante."

+ Leia mais

Uma frota cheia de paixão.

Uma frota cheia de paixão.

Mas Robert sabe o quanto deve ao pai, Anders, seu principal parceiro e fonte de inspiração. Anders foi campeão sueco de motocross e tem uma garagem cheia de "brinquedos", com os quais ele e Robert podem andar em qualquer clima. Há uma moto de corridas de 600 cc, uma Supermoto de 450 cc e uma moto de motocross com pneus com cravos, alinhados um ao lado do outro. E, no canto, uma moto toda modificada, com uma ciclística rebaixada adicionada à parte traseira e parecida com uma moto de neve. Todas estas alterações foram feitas, sem dúvida, para diversão e aventura na neve profunda. 

+ Leia mais

Gelo fresco e uma moto nova.

Além disso, a moto recordista, a BMW S 1000 RR, sofreu algumas modificações. Para velocidades mais rápidas, Robert colocou um pneu de motocross de 17 polegadas na roda original dianteira. Na roda traseira da esportiva da BMW Robert e o pai Anders instalaram parafusos (grampos) bem afiados no pneu. Tudo para oferecer mais tração e controle.

Agora, o prazer de acelerar e o lago congelado em Årsunda estão à espera. Foi aí que Robert estabeleceu o recorde mundial, que está registrado no Guinness Book. Mas como é que esta moto grande, com os seus 228 kg e 165 cavalos de potência irá lidar com o gelo?

Ao descarregar a S 1000 XR do furgão perto do lago, Robert mostra-se concentrado e tenso. As temperaturas amenas, incomuns no mês de janeiro na Europa, permitiram que a neve derretesse completamente e que muitos lagos descongelassem. Robert também está preocupado com o gelo em duas camadas. Este fenômeno ocorre quando a camada superior de gelo derrete e a camada de água derretida volta a congelar durante a noite, surgindo uma fina camada à superfície sobre o gelo grosso. Embora não sejam as condições ideais, Robert está determinado a conquistar novo recorde, agora com uma BMW XR.

+ Leia mais
Estar perto da morte é o momento em que me sinto mais vivo.

Robert Gull

Assim que as tachas perfuram a fina camada superior, o gelo fino nas margens do lago racham sob o peso da aventureira esportiva alemã. No entanto, o gelo por baixo parece estar suficientemente estável e firme. Robert aventura-se, cheio de autoconfiança. Eufórico, levanta a roda dianteira num abrir e fechar de olhos. Com apenas a roda traseira no chão, corta a superfície congelada do lago, deixando um trilho fino de fragmentos de gelo. Uma imagem impressionante.

Após o recorde mundial e ter seu nome registrado no Guinness Book, com sua "Double R", mais leve e compacta, Robert fica extremamente impressionado sobretudo com a potência e o conforto da S 1000 XR. Provavelmente será a moto ideal para a longa viagem que está planejando fazer com o pai. 

+ Leia mais

Uma moto nova para uma ideia antiga.

Uma moto nova para uma ideia antiga.

Após a sua façanha sobre o gelo, Robert ficou impressionado também com a dinâmica, potência e a performance da S 1000 XR. Encaixa-se perfeitamente na sua natureza aventureira, que leva Robert a conduzir sobre o gelo. Mas o piloto também elogiou a posição pilotagem e o conforto do assento: "Acho a BMW S 1000 XR muito interessante. O meu pai sempre quis fazer uma viagem longa até à Rússia ou pela Route 66, nos Estados Unidos. Gostaria de fazer essa viagem com ele. Em função de suas características, acho que a XR seria a moto perfeita para essa viagem."

+ Leia mais

Palavras acompanhadas de atos.

Ficar aqui na Terra.

Palavras acompanhadas de atos.

Assim que começa a nevar e formar gelo na Suécia, Robert Gull modifica as suas motos com ideias malucas para poder pilotar no inverno rigoroso da Escandinávia. A BMW Motorrad  visitou o recordista do Guinness Book, que rodou a mais de 200 km/h no gelo com apenas uma roda traseira para uma entrevista. Mas Robert não parece nada louco quando fala. Pelo contrário, tivemos uma simpática conversa com ele. Falamos sobre recordes mundiais, as suas raízes, a sua carreira de piloto e a sua frota de invenções. É claro que é um bocado maluco. E ainda bem.

+ Leia mais
Mais histórias que poderão interessar-te.
Motociclos aptos.