"Devo a minha inspiração ao motociclismo."
O italiano Roberto Parodi era bancário e escritor. Até que um homem que trabalhava em televisão o reconheceu como o autor de livros de motociclismo, permitindo-lhe realizar um documentário. De repente, Roberto era escritor e apresentador. Deixou o emprego de bancário. Desde então, tem uma vida cheia de aventuras e viagens, com o motociclismo a estimular a sua imaginação.
Memorável. O que significa para si?
É uma maneira irónica de eu expressar as principais características de um motociclista: inteligência e bom senso, amor e generosidade e um pouco de coragem, que têm todos os motociclistas.
E quando descobriu que tinha um pouco da coragem de motociclista?
Conduzo motos desde os 14 anos. Adoro a sensação de liberdade que as motos me proporcionam.
Para onde iria para obter essa sensação e porquê?
A rota perfeita seria a estrada do Trans-Sahara de Marrocos ao Senegal. Adoro essa estrada. A primeira vez que conduzi nessa estrada, e cheguei ao Dakar 15 dias depois, senti-me como se fosse um antigo explorador que viajava da Europa para África. A Scrambler seria perfeita para essa viagem.
Quem escolheria para o acompanhar nessa viagem?
Gostaria de fazer um longo percurso terrestre com os meus filhos Pietro e Vittorio (21 e 19 anos). É esse o meu sonho. Ambos conduzem motos antigas muito bonitas e adoram motos vintage. Tal como o pai. Mas porquê?
Os Parodis têm em comum uma paixão por motos que tenham mais do que motores que soam bem. O segundo passatempo que têm em comum é ouvir sons agradáveis. Roberto e os dois filhos formam um grupo musical familiar chamado "Peter's Room". O filho Vittorio (à direita na fotografia) toca guitarra e canta, tal como o Roberto. Pietro (à esquerda) toca bateria.
Quando Roberto não está em viagem com os filhos, gosta de conduzir a moto na companhia dos seus três amigos: Andrea, Francesco e Livio. Viaja muitas vezes pelo mundo com eles para fazer o seu programa de televisão "Born to Ride". O programa é um documentário em que dá a conhecer aos espetadores as aventuras diárias numa viagem de moto.