Soulfuel na reta.

Desafio a quatro tempos na boxer sprint.

Tudo se resume ao boxer: os personalizadores como Kengo Kimura, Hayden Roberts e Jens vom Brauck conceberam as suas interpretações criativas de boxers modernos e puseram-nas na pista. A queimar soulfuel na reta.

Abasteces a alma com a abundante energia produzida pelos boxers, pelos motociclistas e pelos espetadores. É essa a definição de soulfuel.

Nate Kern

Piloto de motociclismo

Especialista em pistas ovais versus motociclista de motocross. Duas pessoas que adoram sujar as motos ocupam as suas posições na linha de arranque da reta: Joy Lewis e Kengo Kimura. Vai ser a sua primeira corrida sprint. Com motos a brilhar no asfalto limpo. Atacam a reta assim que Laura levanta a bandeira. A corrida termina segundos depois, com Joy a dar um soco no ar com um sorriso de triunfo. Kengo dá-lhe os parabéns.

+ Leia mais

Como um carro desportivo dos anos setenta

"Ainda bem que não avariou nem foi contra um fardo de palha", graceja Hayden Roberts, marido de Joy, acariciando a sua scrambler. Foi o primeiro boxer construído pelo personalizador. Normalmente, modifica motos antigas, pelo que teve de se habituar à eletrónica do moderno motor a quatro tempos. "Familiarizei-me gradualmente e percebi como o seu funcionamento é simples. Todos os pormenores são bem pensados e os componentes estão interligados entre si".

 

+ Leia mais

O personalizador inspirou-se no estilo de um carro desportivo da BMW dos anos 70. A cor dourada e o banco axadrezado são uma homenagem a essa era. "A patroa tomou muitas das decisões", diz Hayden a olhar para a esposa. Joy esteve por trás do sistema de escape em branco puro. As riscas a preto e branco do verniz que usa nas unhas repetem-se no capacete clássico e na armação dos faróis da scrambler. No que toca a estilo, o casal soulfuel não se deixa enganar e encarna o visual vintage como mais ninguém.

+ Leia mais

Scrambler ao estilo Heiwa

À semelhança de Hayden, também é a estreia de Kengo Kimura com um boxer. Na verdade, a sua especialidade são motos vintage japonesas. Kengo-san é personalizador há 26 anos. A sua loja, a Heiwa Motorcycle, está entre as melhores do mundo. O estilo Heiwa também se revela na modificação que fez à sua R nineT Scrambler: a "hairline", o depósito pequeno, a estética até ao mais ínfimo pormenor. "Foi algo completamente novo para mim, não só por ser a BMW e um boxer", recorda.

 

+ Leia mais

"Normalmente, os clientes têm algo específico em mente. Mas a BMW disse só: faz o que quiseres." Kengo-san começou por dar um grande passeio de teste na R nineT Scrambler, para descobrir a sua característica distintiva. O objetivo era que fosse uma moto Heiwa, sem ter de abdicar do desempenho do original. "No Japão, o foco vai sempre para o design. Mas neste caso o desempenho também era importante, o que foi novo para mim."    

+ Leia mais

Bica e salsicha com caril

O desempenho é essencial para uma pessoa: Nate Kern. O piloto norte-americano é viciado em velocidade e não dá nem um metro de bandeja a ninguém, quer esteja a defrontar Kevin Schwantz, campeão mundial, ou Joy Lewis, piloto de pistas ovais. Ainda assim, este fã de R nineT nunca se esquece de se divertir na reta. "És muito mais rápido se estiveres a divertir-te", afirma. Vai para a linha de partida, sorri, acelera o motor e estica a mão esquerda atrás do corpo como uma barbatana. "Melhora a aerodinâmica", explica depois.

 

+ Leia mais

Nate cativa o público. Ninguém recebe tantos aplausos como ele a partir do momento em que começa a volta de aquecimento. E ninguém recebe tantas palmadinhas nas costas como Nate. Ele tem tudo: é rápido, divertido e altamente motivado. O que o motiva? "Salsicha com caril. É uma grande motivação. Adoro salsichas com caril. Digo para mim mesmo: se ganhares, podes comer salsicha com caril. E resulta!" Alguma outra dica secreta para ser tão rápido? "Bebo uma bica antes."    

+ Leia mais

A primeira R nine T Scrambler construída

Verificação de som. O ribombo do motor boxer. Jens vom Brauck concentra o olhar nos 200 metros à sua frente. Conhece bem a distância – já a percorreu inúmeras vezes. É um dos muitos personalizadores importantes que apresentam as suas mais recentes obras no Glemseck 101, ganhando nova inspiração, mas, sobretudo, participando na corrida. O boxer é um território novo para Jens. Foi o primeiro a modificar a R nineT Scrambler e, ainda assim, não se furtou a adicionar a sua assinatura pessoal – sobretudo, com um design sofisticado e funcional.

+ Leia mais

O maior desafio foi o depósito, que ficou muito mais fino e seis centímetros mais curto do que o original. A interpretação de JvB da scrambler parece ter reduzido e minimizado tudo. "Tento sempre deixar muitas coisas de fora. O desempenho e o aspeto visual andam de mãos dadas. Não construo nada que não possa ser conduzido depois." É na reta que ele testa a funcionalidade. "Quando a bandeira se levanta, só me apetece cravar o pé e divertir-me", afirma. O ambiente está ao rubro. Preparem-se para soulfuel.

+ Leia mais

R nine T Scrambler

heritage

Saber mais
Mais histórias que poderão interessar-te.