"Tudo o que nos rodeia já teve de ser criado".

Entrevista com o designer Stephen Kenn sobre o vintage no aspeto moderno.

O designer Stephen Kenn é conhecido pelo seu trabalho minimalista e purista. A sua filosofia: materiais vintage autênticos com um estilo de design moderno. A "Inheritance Collection" da Califórnia demonstra de uma maneira particularmente impressionante como reduziu mobiliário para sentar simples e o combinou elegantemente com materiais vintage de alta qualidade. Porque ele tem uma convicção: um bom design deve ter a forma mais simples e funcional e os materiais utilizados devem transportar a história e o passado para o aqui e agora.

Stephen, sempre quiseste ser um designer?
Não. Na verdade, este desejo de carreira desenvolveu-se com o decorrer do tempo. No início, as minhas ideias estavam limitadas primeiro por t-shirts feitas em casa e depois calças de ganga. Depois disso comecei a criar malas. Nesse meio tempo, sonhava com o design de mobiliário. Também espero um dia conseguir assumir projetos de arquitetura e artísticos.
Qual é o aspeto de que mais gostas na tua profissão?
Adoro criar! "Tudo o que nos rodeia já teve de ser criado". Considero a interação entre os humanos e os produtos como uma conversa entre a cultura e o mundo. Se alguém criar um produto ou uma obra de arte, irá existir durante muito tempo, mesmo depois de o designer morrer. As gerações futuras vão falar sobre o que criámos ao abordar a nossa época.
Onde encontras inspiração para o teu trabalho?
Pergunto-me sempre: como posso resolver este problema? Não vejo os problemas como uma coisa má, mas como uma fonte de inspiração. Adoro pensar em simples problemas do dia-a-dia. Atualmente, estou a trabalhar numa mesa de jantar extensível e estou muito ansioso para apresentá-la em maio na feira internacional de mobiliário contemporâneo em Nova Iorque.
+ Leia mais
Não tens medo de não seres capaz de resolver problemas?
O meu melhor trabalho surge quando esqueço o medo de falhar e arrisco para dar vida a objetos maravilhosos. Quando estou a criar, é como se tudo fosse possível.
Parece a derradeira liberdade.
Liberdade é uma ótima palavra. Descreve perfeitamente a sensação que tenho quando estou sentado na R nineT Scrambler. No meu trabalho e na vida, existem há várias coisas relacionadas com esta sensação de liberdade ao conduzir uma moto.
Como começaste a conduzir motos?
Na verdade, foi através da minha mulher que entrei no mundo das motos e foi assim que comprei a minha primeira moto: uma 1975 Honda 360 Café Style. Na altura, tive de descobrir da pior forma tudo o que pode correr com uma moto antiga. Queria ser eu a fazer muitas reparações e, ao fazê-lo, conheci muitas pessoas em Los Angeles. Muitas delas ainda são grandes amigos. Por isso, para mim as motos e o motociclismo, resume-se à comunidade e aos passeios.
Até onde é que a tua moto já te levou?
Em setembro passado, eu e a minha mulher percorremos as Terras Altas da Escócia durante cinco dias numa BMW 700 GS. Nunca tinha visto nada tão bonito.
+ Leia mais
Qual é o próximo destino?
Estamos a pensar apanhar o avião até à Austrália no outono e depois viajar por lá de BMW. Já conduzi pelas Montanhas Rochosas várias vezes, mas sempre sonhei atravessar a Passagem de moto.
Como é para ti um dia perfeito numa R nineT Scrambler?
Idealmente, acordo muito cedo, coloco comida numa mochila e dirijo-me à costa na R nineT Scrambler. À hora de almoço, conduzo em direção aos desfiladeiros e procuro um miradouro espetacular para um pequeno piquenique. Depois disso, conduzo ao longo da costa na autoestrada Pacific Coast Highway. Adoro esta rota.
O que significa para ti o motociclismo?
É uma forma de te colocares à prova e ganhares inspiração. Tudo ao mesmo tempo.
+ Leia mais

Estúdio de design.

Estúdio de design.

Juntamente com a sua esposa, Stephen Kenn gere o seu estúdio de design em Los Angeles desde 2011. Aqui, ele desenvolve principalmente mobiliário e produtos em couro. Impulsionado pela sua curiosidade, brinca com formas e materiais para reduzir os objetos ao mínimo. Procura a inspiração ao ar livre a conduzir motos.

+ Leia mais

Considera todos os seus projetos de design como uma experiência. A procura por novos materiais, formas e processos está sempre bem no início. Assim como a procura de uma história com significado. É desta forma que objetos funcionais com formas modernas e materiais de alta qualidade surgem – todos "Made in Downtown L.A."

+ Leia mais

Honesta. Irreverente. Refrigerada por ar.

Sente o vento, inclina-te em cada curva e desfruta da liberdade em cada metro que percorres – a BMW R nineT Scrambler deixa-te ser quem és. Robusta, espontânea e contra os padrões estabelecidos, vai até onde tu quiseres. Feita para aqueles que procuram uma moto pura, minimalista e fora de todas as regras.

Sobre a R nineT Scrambler
Mais histórias que poderão interessar-te.
Motociclos aptos.