Partida, largada, fugida!

Com a HP4 RACE na Ilha de Man.

Teste espetacular na Ilha de Man: Peter Hickman conduz a moto de corridas em carbono HP4 RACE no circuito mais rápido do mundo e projeta o futuro com a moto inovadora na pista de corridas tradicional. Uma corrida de teste no limite.

Quando se compete, quer-se ganhar. E quando se constrói uma moto como esta, quer-se construir a melhor moto do mundo.

Josef Mächler, gestor de produtos

Antes de a HP4 RACE com o número 001 sair da fábrica da BMW Motorrad em Berlim, o mecânico industrial Süleyman Aktepe preparou a moto de corridas em carbono no rolo. Serviço feito, tecnologia verificada, moto aprovada. Agora, a máquina parece estar pronta para competir na grelha de partida na Ilha de Man. Aqui, a quinta temporada está em plena marcha: a ilha tranquila no mar da Irlanda torna-se o centro do mundo todos os anos por esta altura.

+ Leia mais

Tourist Trophy – testa os teus limites, de vez em quanto estica-os e, idealmente, expande-os. É precisamente esta a intenção de Peter Hickman. Numa pista rapidíssima e espetacular, quer levar ao limite a HP4 RACE numa corrida de teste e, ao mesmo tempo, derrotar adversários famosos: estamos a falar da corrida TT da Ilha de Man.

+ Leia mais

Como nenhuma outra

A pista – 61 quilómetros de paisagens maravilhosas. Avenidas com populações de árvores antigas, pastoreio de rebanhos de ovelhas, aldeias. Paredes de pedra e cercas de jardim, atrás das quais se alinham espetadores tão empolgados como os próprios pilotos. Nenhuma outra pista de corridas do mundo tem tantas curvas e colinas de salto, e nenhuma outra tem tantas retas de alta velocidade. A bandeira no ponto de partida em Douglas é levantada, e Peter Hickman dispara para o Snaefell Mountain Course, que conhece até ao ínfimo detalhe. Todos os cumes, todos os declives, todas as pontes. Todas as curvas e todas as tampas de esgoto. Na reta Sulby, o inglês volta a acelerar ao máximo a máquina de 215 cv.

+ Leia mais
Fiz uma média de 193 km/h, apesar de estar a estrear a moto. Acrescentei uns quantos cavalinhos para os espetadores desfrutarem tanto como eu.

Peter Hickman, piloto

No circuito da montanha.

No circuito da montanha.

Peter Hickman dá duas voltas ao circuito com a HP4 RACE. Velocidade média: 120 milhas/hora (193 km/h), incluindo alguns cavalinhos em quinta e sexta. "Foi único e especial", diz Peter quando chega a Douglas. Radiante, fala sobre a maneabilidade da moto. "Foi a primeira vez que me sentei na HP4 RACE e não tive qualquer problema. Seria de pensar que o carbono tornasse a máquina um pouco dura e rígida, mas não é o caso. O feedback da HP4 RACE foi melhor do que o da minha superbike."

+ Leia mais

Superbike como padrão

Peter Hickman confirma o que o gestor de projetos Christian Gonschor descreve como um excelente traço de caráter desta máquina exclusiva. Foi ele que lançou a HP4 RACE no início de 2015 com uma pequena equipa. Sendo o ex-chefe da equipa de ciclística da BMW nos campeonatos mundiais de superbike e um motociclista apaixonado, não demorou a desenvolver a sua visão, intrinsecamente ligada à questão do carbono. Jantes de carbono, traseira de carbono e acima de tudo: a produção industrial em pequena escala de uma ciclística 100% carbono – um marco. "A HP4 RACE força todos os limites", diz Christian Gonschor. "Nunca houve uma moto tão leve, poderosa, exclusiva e inovadora."

+ Leia mais

Desenvolvida por pilotos.

Desenvolvida por pilotos.

Recorrendo a materiais de alta qualidade como parafusos de titânio, mas, sobretudo, usando componentes de carbono, os projetistas reduziram o peso seco da HP4 RACE para 146 quilos. Com esta coerente construção leve, o motociclo é menos pesado do que as últimas motos de corridas usadas no Campeonato do Mundo de Superbike e pouco mais pesada do que as motos de fábrica do MotoGP. "Trabalhámos como pilotos de desportos motorizados. Ambicionámos sempre o melhor, sem cedências, e foi isso que demos à moto", conta-nos o gestor de produtos Josef Mächler. Ele próprio não se coibiu de testar a HP4 RACE várias vezes na pista. "Todos os que trabalharam nesta moto estão contagiados com o vírus das corridas."

+ Leia mais
Criámos uma lenda e não estamos apenas a escrever a história da BMW, mas também uma página da história para todos os que estiveram envolvidos na criação da HP4 RACE.

Christian Gonschor, gestor do projeto HP4 RACE

Do nada.

Do nada.

Josef Mächler estava em pulgas com a estreia da máquina nas espetaculares paisagens da Ilha de Man. Peter Hickman, por sua vez, viveu um de muitos pontos altos quando testou a HP4 RACE. Apesar de nunca antes ter chegado ao pódio no TT, este ano fez furor com a S 1000 RR: cinco posições no pódio em cinco corridas, incluindo o segundo lugar no Senior TT e a vitória no "Joey Dunlop Championship Trophy" para o melhor desempenho geral. Mas não esqueceremos o momento em que experimentou a HP4 RACE. "Tem uma maneabilidade incrível nas curvas. Sobretudo a grandes velocidades, isso faz uma diferença abismal num circuito como o TT da Ilha de Man TT, com muitas secções rápidas. Esta moto é o futuro. Uma autêntica superbike, uma absoluta máquina de corridas, sem dúvida."

+ Leia mais

HP4 Race

HP4 RACE

Sport

R$ 550.000 à vista + frete*

Saiba mais
spinner