Geral

  • Liga o Navigator V ao teu computador com o cabo USB fornecido. As instruções de funcionamento estão guardadas como um ficheiro PDF na pasta "OwnersManual" (Manual do proprietário) ou na página do Navigator V na secção "Transferências".
  • A diferença é simples: a versão com pré-instalação do sistema de navegação não inclui a base de montagem com 4 botões, pois esta já se encontra instalada de origem.
  • Sim. O dispositivo tem uma ranhura para cartões microSD com uma capacidade de até 64 GB (mapa SDXC). A memória pode ser utilizada para guardar mapas adicionais ou ficheiros MP3. Comprova que os cartões SD estão formatados como FAT32. O formado exFAT não é suportado.
  • O dispositivo tem uma ranhura para cartões microSD com uma capacidade de até 64 GB (mapa SDXC). A memória pode ser utilizada para guardar mapas adicionais ou ficheiros MP3. Comprova que os cartões SD estão formatados como FAT32. O formado exFAT não é suportado.
  • Sim, todos os mapas disponibilizados pela Garmin ou que se destinam a dispositivos Garmin também podem ser utilizados com o Navigator V. Podes comprar mapas adicionais através da BMW Motorrad e da Garmin. No site da Garmin podes encontrar uma descrição geral dos mapas disponibilizados.
  • Os erros encontrados nos dados dos mapas podem ser comunicados à Garmin através do programa Base Camp para futuro processamento. Para tal, liga o Navigator V ao teu computador e abre o Base Camp. Agora podes comunicar o erro clicando com o botão direito do rato sobre a vista de mapa na opção "Comunicar erros em mapas".
  • Para poderes utilizar o Navigator V no teu automóvel, é necessário teres um conjunto que inclua uma base com altifalante integrado, um suporte para o para-brisas e um cabo de ligação. Podes adquirir este conjunto como um Acessório Original BMW Motorrad com a referência da peça 77 52 8 544 460.
  • Geralmente, isto é possível. O Navigator V encaixa no suporte e a alimentação da bateria também funciona. Contudo, ao contrário do Navigator IV, o Navigator V não tem um altifalante integrado. E o conjunto do Navigator IV também não tem um altifalante, pelo que não é possível ouvir instruções áudio. Por isso é melhor utilizar o respetivo conjunto de automóvel com o altifalante integrado para o Navigator V.
  • Apenas é necessário aceitar os termos da licença se o dispositivo ainda não tiver tido qualquer receção por satélite e não tiver sido movido. Depois da tua primeira viagem com o Navigator, já não precisas de confirmar a tua aceitação dos termos. Ter receção do sinal satélite não é suficiente. Também é necessário mover o Navigator.
  • Quando efetuas a transferência a partir do BaseCamp, as rotas e os favoritos são guardados permanentemente no dispositivo. Se quiseres eliminar todas as rotas e favoritos permanente e irreversivelmente do Navigator, elimina primeiro as rotas e os favoritos nos menus correspondentes. Em seguida, liga o dispositivo ao computador e elimina todos os ficheiros que se encontram na subpasta /GPX, onde as rotas e os favoritos estão armazenados.
  • O barramento LIN (Local Interconnect Network) é o sistema de comunicação em série mais recente e mais universal do veículo. Trata-se de uma norma aberta (open standard) que está "abaixo" da norma CAN e é utilizada quando a tecnologia de barramento CAN é demasiado morosa. A norma LIN facilita uma comunicação simples de sensores e atuadores inteligentes para os quais não é necessária a largura de banda e a flexibilidade da norma CAN.
  • TMC é a abreviatura de Canal de Mensagens de Tráfego (Traffic Message Channel). TMC consiste em informações de tráfego que são transmitidas por vários transmissores juntamente com programas de rádio. Não é possível ouvir as informações do TMC no sinal de rádio, mas podem ser descodificadas com recetores adequados. As informações podem então ser utilizadas pelo planeador de rotas automático, por exemplo, para evitar rotas com congestionamento de trânsito ou perigos.
  • Acima de tudo, significa um maior nível de conforto para o utilizador do Navigator V. Isto porque as instruções de áudio não só indicam a direção, mas também o nome da rua. Isto evita confusões no momento de optar por uma direção e simplifica a navegação. Anteriormente, as instruções de áudio eram sempre ouvidas numa voz real e eram pré-gravadas. Estas eram depois combinadas, se necessário, a partir das secções correspondentes de uma instrução e eram reproduzidas. Se quisesse utilizar nomes de ruas pré-gravados, teria que digitalizar todos os nomes das ruas nos mapas, o que seria impossível devido ao volume. Por outro lado, a função de conversão de texto em voz lê o texto em voz alta emulando a voz humana. Por essa razão, não funciona com pré-gravações, sabendo ainda como enfatizar cada letra, sílaba e as suas combinações. O resultado é uma instrução que torna a navegação significativamente mais simples para ti.

Bluetooth geral

  • Podes ligar sistemas de comunicação por Bluetooth, telemóveis, smartphones e outros dispositivos Navigator V ao teu BMW Motorrad Navigator V.
  • Não, isto não é possível. O leitor multimédia do BMW Motorrad Navigator V apenas fica ativo quando se liga um auricular com perfil A2DP por Bluetooth. Se não ligares um auricular Bluetooth, o BMW Motorrad Navigator V apenas emite instruções de áudio por cabo com o sistema áudio da BMW Motorrad.
  • Sim, isto é possível. No caso das motos K 1600 GT, K 1600 GTL e R 1200 RT, as instruções de áudio são reproduzidas quando o dispositivo está ligado ao acessório opcional do sistema áudio através dos altifalantes de bordo. Ao utilizar o conjunto de automóvel do BMW Motorrad Navigator V (referência da peça 77 52 9 544 460), as instruções de áudio são reproduzidas através do altifalante integrado no suporte do automóvel.
  • Conveniente e prático: é possível transferir rotas e favoritos por Bluetooth. Ao transferir rotas, podem ocorrer ligeiros desvios nas mesmas se não houver o mesmo mapa instalado nos dois dispositivos. Isto acontece porque a rota é sempre recalculada através dos dados de mapas que constam no dispositivo correspondente.
  • Não, não é possível efetuar transferências de dados por Bluetooth entre o Navigator IV e o Navigator V, pois o Navigator V tem um sistema interno mais recente para guardar rotas (chamado Trips) que não é compatível com o Navigator IV. Não é possível efetuar transferências de dados por Bluetooth para o Navigator Adventure, pois este não suporta Bluetooth. A transferência de dados entre dois dispositivos Navigator Adventure é efetuada através de uma norma ANT.

Comunicação por Bluetooth

  • Sim, o Navigator V tem uma interface Bluetooth integrada. Portanto, podes utilizá-lo em conjunto com o Sistema de Comunicação BMW Motorrad. Por essa razão, é possível transferir instruções de áudio sem fios do Navigator V para um capacete BMW Motorrad. Isto não interrompe a ligação de intercomunicação entre dois capacetes da BMW Motorrad. Neste caso, as instruções de áudio são transferidas apenas para um capacete (o capacete do condutor). Se também houver um telemóvel com Bluetooth além do Navigator V, este é ligado diretamente ao Navigator V em vez de ser ligado ao capacete. Este pode ser convenientemente utilizado através do Navigator V. Deste modo, as chamadas recebidas são apresentadas no Navigator V com o número de telefone. Também podes atender ou rejeitar chamadas através do Navigator V. Podes até mesmo marcar números. Aqui o Navigator V funciona como um teclado.
  • Sim, geralmente isto é possível. Contudo, não podemos garantir que irá funcionar sem quaisquer problemas. Para um melhor funcionamento, recomenda-se a utilização de um Sistema de Comunicação BMW Motorrad.
  • As respetivas instruções de funcionamento descrevem o procedimento para ligar dispositivos Bluetooth ao Sistema de Comunicação BMW Motorrad e ao Navigator V.
  • Sim, isto é possível. Contudo, apenas um capacete pode ouvir as instruções de áudio e a música do leitor multimédia. Portanto, se pretenderes utilizar o Navigator V com dois Sistemas de Comunicação BMW Motorrad, deves primeiro ligá-lo a um capacete (o capacete do condutor). O segundo capacete é ligado ao primeiro capacete conforme descrito nas instruções de funcionamento do Sistema de Comunicação BMW Motorrad. A ligação por intercomunicação não é afetada mesmo durante as instruções de áudio do Navigator V.
  • O volume do Sistema de Comunicação BMW Motorrad, controlado pelo Multi-controller, requer a mais recente versão (v250) do software do Sistema de Comunicação BMW Motorrad. Podes obter o software gratuitamente solicitando-o ao teu Concessionário BMW Motorrad.
  • Não. O controlo de volume através do Multi-controller requer que o capacete Bluetooth permita que o volume seja controlado remotamente. O controlo remoto com o Multi-controller é suportado apenas pelo Sistema de Comunicação BMW Motorrad.
  • Se utilizares o Navigator V juntamente com um sistema de comunicação Bluetooth, recomendamos que desligues o som das teclas e o som do ecrã tátil. Para tal, acede à página principal do Navigator V e prime "Volume". Na página seguinte, clica na chave inglesa que se encontra no canto superior esquerdo. Para desligar o som das teclas, remove a marca verde premindo "sons das teclas".

Telemóvel com Bluetooth

  • Como o Navigator V não tem um altifalante integrado, esta mensagem surge quando não há uma saída de áudio. Portanto, só é possível ligar um telemóvel se também estiver ligado um auricular ou capacete Bluetooth ou o conjunto para automóvel (com a fonte de alimentação ativada). A ligação de um smartphone por Bluetooth funciona sempre sem auriculares ou sem um kit de automóvel.
  • Durante uma chamada através do Navigator V e com um telemóvel Bluetooth ligado, as instruções de áudio do Navigator V são omitidas para permitir a chamada telefónica. Contudo, há um sinal de aviso que indica os comandos de navegação durante a chamada telefónica. Podes vê-los ao mesmo tempo no ecrã do Navigator V.
  • Não, isto não é possível. O BMW Motorrad Navigator V não encaminha música por Bluetooth. Utiliza o leitor multimédia integrado no BMW Motorrad Navigator V.

Pré-instalação do sistema de navegação

  • A pré-instalação do sistema de navegação dos modelos K 1600 GT/GTL e R 1200 GS é muito semelhante e baseia-se na mesma tecnologia. Contudo, o Multi-controller da R 1200 GS controla o Navigator V diretamente. Por outro lado, o Multi-controller da K 1600 GT/GTL controla o painel de instrumentos, que depois envia os comandos para o Navigator V.
  • Não, não é necessária uma versão especial do BMW Motorrad Navigator V para o modelo R 1200 GS. Isto porque existem duas possibilidades diferentes para o Navigator V. A versão com a pré-instalação do sistema de navegação não inclui a base de montagem com 4 botões, pois esta já está instalada na R 1200 GS.
  • A pré-instalação do sistema de navegação inclui o Multi-controller, o suporte de montagem e a base de montagem para o painel de instrumentos. É possível instalar os componentes individuais posteriormente.
  • Não, isto não é possível. A pré-instalação do sistema de navegação requer o barramento LIN. Isto não está disponível nos modelos R 1200 GS anteriores a 2013.
  • Sim, o Navigator V com a base de montagem com 4 botões incluída no pacote também pode ser utilizado na R 1200 GS. Para a instalação, é necessário colocar o suporte de montagem no painel de instrumentos.
  • Sim, isto é possível. O único requisito é que o Navigator IV deve ter a versão de software 4.90 ou posterior. Caso seja necessário, é possível atualizar o software do Navigator IV através do WebUpdater.
  • O Garmin Zumo 660 encaixa na pré-instalação do sistema de navegação, que também lhe fornece alimentação. Contudo, o funcionamento através do Multi-controller e todas as restantes funcionalidades especiais do Navigator IV ou do Navigator V não são suportadas.
  • O aviso de reserva do Navigator V no modelo K 1600 GT/GTL baseia-se no indicador de autonomia que é transferido da moto. Pode definir o limiar do aviso do navegador individualmente. Este é independente em relação à lâmpada sobresselente da K 1600 GT/GTL. Por outro lado, na R 1200 GS, o aviso de reserva está ligado à luz do aviso de reserva da moto. O limiar do aviso do Navigator V está, portanto, ligado ao R 1200 GS sem função. O aviso de reserva é apresentado em simultâneo com o aviso de reserva da R 1200 GS.
  • Não, isto não é possível, pois a base de montagem com 4 botões não suporte o barramento LIN.
  • Sim. A pré-instalação do sistema de navegação da R 1200 GS de 2013 ou posterior é totalmente compatível com o Navigator IV e o Navigator V. Todas as funcionalidades do Navigator V são suportadas.
  • Sim. A pré-instalação do sistema de navegação da K 1600 GT/GTL é totalmente compatível com o Navigator IV e com o Navigator V. Tendo em conta que o Navigator V tem um ecrã maior do que o Navigator IV, a cobertura do painel de instrumentos das K 1600 GT/GTL anteriores a 2014 (referência da peça: 46 63 8 546 302) deve ser substituída. Só assim será possível visualizar a totalidade do ecrã do Navigator V. Podes obter a cobertura correspondente do compartimento de navegação utilizando a seguinte referência da peça: 46 63 8 546 367.

Operação e funções

  • Sim, o Navigator V consegue calcular rotas com muitas curvas. Afinal, estas são as ligações mais atrativas entre dois pontos.
  • A base de dados de concessionários BMW Motorrad do teu Navigator é atualizada uma vez por ano. Podes transferir a versão mais atualizada na página do Navigator V. Para executar a instalação basta copiar os ficheiros para o teu Navigator. Existem instruções precisas incluídas na base de dados.
  • Podes transferir ícones com os mais recentes modelos BMW Motorrad na página do Navigator V. De momento, temos os modelos R 1200 GS, K 1600 GT, K 1600 GTL e R 1200 RT disponíveis em várias cores.
  • Na K 1600 GT/GTL, as atualizações do TMC são recebidas pelo rádio da moto e são transmitidas ao Navigator V. Tendo em conta que a R 1200 GS não tem rádio, não existem atualizações TMC disponíveis.
  • Os pequenos triângulos mostram que a respetiva função do Navigator V pode ser ativada premindo e mantendo o Multi-controller pressionado. Podes premir para a esquerda ou para a direita - consoante o alinhamento do triângulo.
  • Não, não é possível personalizar o ecrã inicial.
  • Não, a estrutura e o ecrã do Navigator são resistentes ao combustível. Podes simplesmente limpar os salpicos de combustível com um pano limpo.
  • A função de bússola do Navigator baseia-se numa bússola eletrónica e não numa bússola magnética mecânica. Esta bússola eletrónica determina a direção encontrando a diferença entre dois pontos diferentes de medição da posição. Se o Navigator não se mover, obviamente não encontra qualquer diferença e não é possível determinar a direção da bússola. Contudo, assim que arrancas é possível calcular a diferença. A bússola indica, então, a direção correta.
  • O BMW Motorrad Navigator não suporta a função de navegação estimada. Esta função é utilizada para permitir a navegação através da avaliação do sinal do conta-rotações e o chamado "giroscópio" (uma bússola magnética), mesmo em situações onde não há receção por satélite. Por exemplo, num túnel.
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