Conversor catalítico.
A permanente proteção ambiental é um objetivo importante para a BMW Motorrad em todos os seus novos projetos de desenvolvimento. Por este motivo, os modelos da BMW Motorrad estão equipados de série com um conversor catalítico de 3 vias. Em combinação com a digital eletrônica do motor, isto significa que os valores das emissões de escape cumprem facilmente os requisitos legais.
As funções do sistema de gestão do motor são desempenhadas por um sistema regulador interativo composto pelo Motronic, pelo conversor catalítico e pelo sensor de oxigênio. Este sistema trabalha eficazmente para reduzir os níveis poluentes nos gases de escape. É usado um conversor catalítico à base de metais que utiliza metais preciosos, tais como paládio e ródio na sua superfície, para purificar os gases de escape.
Estes metais preciosos catalíticos convertem as substâncias perigosas, como o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio em substâncias menos prejudiciais. A chave da eficácia do conversor catalítico é a proporção do ar-combustível no processo de combustão. Uma proporção de 14,7 porções de ar para uma porção de combustível é o ideal.
O sensor de oxigênio mede o teor de oxigênio residual nos gases de escape, fornecendo assim informações necessárias à unidade de comando para ajustar a relação de ar/combustível. Este procedimento garante um nível de gases de escape adequado para uma proteção ambiental a longo prazo.
Um conversor catalítico com o atraente som característico é instalado nos sistemas de gases de escape de alta qualidade. Esta solução torna-o numa excelente escolha, tanto na perspetiva geral como ambiental.