Este novo desenvolvimento da BMW, com uma cilindrada de 1649 cc debita uma potência máxima de 160 cv (118 kW) às 7750 rpm e binário máximo de 175 Nm às 5250 rpm. Logo a partir das 1500 rpm, o motor disponibiliza mais de 70% do seu binário máximo. Este motor permite tanto uma velocidade de cruzeiro confortável como uma condução mais desportiva.
O motor de seis cilindros em linha pesa apenas 102,6 kg, incluindo o alternador, sistema de admissão, embraiagem e caixa de velocidades. O design leve, devido às suas árvores de cames ocas, por exemplo, transforma-o no motor de seis cilindros em linha mais leve alguma vez utilizado numa moto de série. A sua largura de 555 milímetros é cerca de 100 mm inferior a todos os motores de seis cilindros alguma vez produzidos para motos, revelando-se assim como o mais compacto. A reduzida largura de montagem foi possível, sobretudo, devido ao relativamente longo curso para uma relação curso/diâmetro de 67,5:72 mm (0,938) e às distâncias muito curtas entre os eixos dos cilindros, com apenas 77 mm. Além disso, todos os elementos auxiliares elétricos foram montados atrás da cambota no espaço sobre a caixa de velocidades.
Tal como acontece nos atuais modelos de quatro cilindros da BMW, o eixo dos cilindros foi inclinado para a frente cerca de 55°. Desta forma é possível obter um baixo centro de gravidade com uma equilibrada distribuição de peso. Além disso, o sistema de lubrificação por cárter seco, em substituição da bomba e depósito de óleo convencionais, permite também uma posição de montagem mais baixa. A inclinação dos cilindros liberta espaço também para o sistema de admissão, com excelentes capacidades de caudal de ar diretamente sobre o motor.
A combustão eficiente, os baixos regimes do motor, a grande rapidez do acelerador e a minimização da fricção são aspetos que contribuem para uma grande eficácia do motor de seis cilindros com baixos consumos de combustível, tal como atualmente exigido. O motor atinge também excelentes prestações de desempenho comparáveis às dos modelos com motores de quatro cilindros.