ABS parcial-integral.
Frenagem - tão fácil e seguro como sempre.
A tecnologia de frenagem adequada é extremamente importante para os motociclistas em dois aspetos: só a tecnologia confiável do sistema de frenagem combinado com as competências adquiridas do motociclista podem evitar situações de condução críticas. Em situações perigosas que acontecem subitamente, até os motociclistas experientes tendem a frenar demais com a roda dianteira ou a bloquear a roda traseira. Por isso, um sistema de frenagem antibloqueio (ABS) moderno faz, assim, parte do equipamento de segurança de qualquer moto de alta qualidade. É por este motivo que a BMW Motorrad foi o primeiro fabricante do mundo a fazê-lo, com a instalação de ABS de série em todos os modelos.
Independentemente de ser um motociclista iniciante ou experiente, o ABS torna a frenagem mais fácil e segura em piso molhado, em situações de emergência, quando está conduzindo com passageiro e quando transporta bagagem. Basicamente, em qualquer situação. Isto permite obter uma distância de paragem ideal, em qualquer situação, sem o risco de queda devido ao bloqueio das rodas.
Consoante o tipo de moto, são utilizados vários sistemas de frenagem ABS da BMW Motorrad: ABS ou ABS com função parcial-integral. Ambos os sistemas impedem que as rodas bloqueiem numa situação de frenagem de emergência através do controle eletrônico do sistema hidráulico. Para tal, os sensores das rodas medem a velocidade à qual as rodas dianteira e traseira estão a rodar e podem identificar imediatamente se alguma roda está a bloquear. Os sensores encaminham o impulso de medição para um processador, que ativa um modulador de pressão no circuito de frenagem hidráulico da roda dianteira ou traseira. O modulador de pressão acionado reduz a pressão de frenagem numa fração de segundo e depois volta a aumentá-la. Isto garante que seja feito precisamente o nível de pressão de frenagem necessário no sistema de frenagem da roda correspondente, dentro da margem de controle do ABS, para conseguir parar a roda sem atingir o limite de bloqueio.
O ABS Integral BMW Motorrad funciona com um servofreio na versão I-ABS I. Uma bomba hidráulica elétrica ajuda a efetuar a pressão no freio que é gerada pela manete de freio e cilindro. Nos modelos construídos a partir de 2007, é instalado um novo sistema regulador mais preciso, que funciona sem servofreio (I-ABS II). Com sistemas de frenagem parcialmente integrais, a manete de freio aciona os travões das duas rodas, enquanto o pedal de freio aciona apenas o freio da roda traseira. Os sistemas ABS são uma clara melhoria de segurança em comparação com os sistemas de frenagem convencionais, como é frequentemente descrito nos testes de motos.
O sistema eletrônico de controle e o sistema hidráulico do servofreio e o sistema de frenagem antibloqueio encontram-se no modulador de pressão central do freio integral. Um total de três processadores garante o nível de segurança mais elevado do sistema. Dois microcontroladores controlam o sistema de controle em paralelo, enquanto um terceiro monitoriza o processo. Sempre que a ignição é ligada, o sistema realiza um autoteste, durante o qual as luzes do indicador do ABS piscam no painel de instrumentos. Estas luzes desligam-se automaticamente assim que os sensores de velocidade transmitem um sinal correspondente e o sistema funciona sem falhas.
Para uma utilização em todo-o-terreno, o ABS BMW Motorrad pode, consoante os modelos, ser desligado ao pressionar o botão ABS durante o autoteste.
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