Perguntas frequentes sobre a chamada de emergência inteligente.

1. Qual o ponto da situação relativamente à privacidade? Os dados sobre a velocidade e os pontos de passagem são guardados?

No caso de ativação de uma ECALL, o sistema apenas transmite ao Call Centre da BMW dados não relacionados com a velocidade, que sejam necessários para assistência imediata. Da mesma forma, o veículo só pode ser localizado no caso de uma chamada de emergência ativa. Neste caso, não é possível tirar conclusões sobre a velocidade de condução.

2. Que dados são transmitidos ao Call Centre da BMW no caso de uma chamada de emergência ativa?

No caso de ativação manual ou automática da chamada de emergência, é transmitido um registo de dados encriptado para o Call Centre da BMW, por exemplo, contendo o número de identificação do veículo, o número de telemóvel do cartão SIM pré-instalado, o carimbo de data/hora da ativação, o tipo de chamada de emergência (manual ou automática), a localização atual e o sentido da marcha.

3. Existem custos adicionais para utilização da chamada de emergência inteligente (p. ex. roaming)?

A chamada de emergência inteligente está disponível por um período de tempo ilimitado e pode ser usada sem incorrer em custos de comunicações móveis adicionais, p. ex., roaming nos países europeus onde está disponível (ver cobertura de rede: bmw-motorrad.com/ecall or http://www.bmw-motorrad.com/com/de/technology_detail/safety/item_ecall.html).

4. Em que situações pode ser utilizada a chamada de emergência inteligente?

A chamada de emergência inteligente pode ser utilizada em qualquer situação de emergência. Por exemplo, se testemunhares um acidente, se te sentires mal, se o veículo apresentar uma avaria ou precisares de outros serviços.

5. Existe um limite para as vezes que a ECALL pode ser ativada?

Em situações de emergência não existem limites para a frequência de ativação de uma chamada de emergência. Por exemplo, se no caso de um acidente ligeiro a chamada de emergência automática tiver sido interrompida durante a contagem decrescente, pode ser iniciada uma chamada de emergência manual com o botão SOS (p. ex., se te aperceberes de potenciais lesões passado algum tempo). 

 

6. Como é garantida a deteção correta de acidentes?

A chamada de emergência inteligente inclui sistemas de sensores abrangentes e algoritmos robustos para deteção de acidentes, os quais foram tornados o mais seguros possível, através dos mais variados testes com veículos. Por conseguinte, pode excluir-se a hipótese de ser ativada uma chamada de emergência em situações de condução normais, p. ex., buracos na estrada ou obstáculos sem danos no veículo ou uma "queda" com o veículo parado. 

Pré-requisitos para ativação automática:

·       Uma inclinação das rodas a uma velocidade de > 10 km/h

·       Uma inclinação das rodas após travagem a partir de uma velocidade de > 10 km/h

·       Uma colisão com um obstáculo/veículo com uma gravidade definida, independentemente da velocidade individual (p. ex., se a moto for atingida por outro utente da estrada quando estacionada)

7. Como se faz a distinção entre acidente ligeiro e grave?

A chamada de emergência inteligente integrada na tua moto é um sistema capaz de diferenciar fiavelmente entre acidente ligeiro e acidente grave. Para tal, o sistema utiliza, por exemplo, informações dos sensores de aceleração e de inclinação.   

 

8. Em que condições pode ser ativada a chamada de emergência manual?

Para a ativação manual da chamada de emergência é necessário assegurar que o veículo está estável e a ignição está ligada. Além disso, recomendamos que desligues o motor e retires o capacete para assegurar a melhor qualidade de voz possível na comunicação com o Call Centre da BMW.

 

9 Em que situações é ativada a cadeia de intervenção de emergência?

No caso de uma ativação automática, a cadeia de intervenção de emergência é sempre ativada por razões de segurança quando é realizada uma chamada de emergência. A chamada de emergência só pode ser impedida no caso de ligeira inclinação das rodas/colisão ligeira, premindo o botão SOS durante uma curta contagem decrescente (indicação no grupo de instrumentos acompanhada de um sinal acústico). Assim que for estabelecido contacto com o Call Centre da BMW, o agente é obrigado a enviar ajuda devido à ativação automática.

 

No caso de ativação manual, é necessário falar com o agente do Call Centre. Se este for informado de que é necessária assistência médica, o agente ativará a cadeia de intervenção de emergência. Dependendo da situação, a cadeia de intervenção de emergência pode ser ativada por razões de segurança se não falar/não conseguir falar com o agente.

 

10. Quais são as restrições da chamada de emergência inteligente?

Um pré-requisito para realizar uma chamada de emergência é a disponibilidade de uma rede de comunicações móveis. Se não estiver disponível uma rede de comunicações móveis, não pode ser estabelecida ligação ao Call Centre da BMW. A posição de instalação do módulo do telemóvel no veículo foi selecionada primariamente para garantir a funcionalidade de modo a que a eficácia do sistema seja mantida durante o maior período de tempo possível, mesmo em caso de acidentes graves. Se o sistema em si for destruído num acidente grave, não é possível ativar a chamada de emergência.

 

11. Como posso impedir a realização de uma chamada de emergência?

Tanto as chamadas de emergência ativadas manualmente, como as chamadas de emergência ativadas por acidentes ligeiros podem ser interrompidas, mantendo premido o botão SOS durante uma contagem decrescente. No caso manual, o estabelecimento da comunicação é terminado quando a viagem é continuada ou desligando a ignição. As chamadas ativadas por acidentes graves não podem ser interrompidas. Neste caso, cada segundo conta e a cadeia de intervenção de emergência é ativada o mais rapidamente possível.

 

12. Como posso verificar se o sistema está a funcionar?

Em princípio, não é necessário testar o sistema. No caso de falhas técnicas, surge uma mensagem no grupo de instrumentos. Se necessário, o cliente pode, claro está, testar pessoalmente o sistema. Para tal, basta premir por breves momentos o botão SOS com a moto parada. A contagem decrescente é iniciada (sinal acústico e apresentação no grupo de instrumentos), podendo ser cancelada num curto período de tempo sem estabelecer ligação ao Call Centre da BMW.  Se uma chamada de emergência for realizada de forma inadvertida, é importante falar com o agente do Call Centre para o informar de que se tratou de um "teste do sistema".

 

13. Qual é a manutenção do sistema?

O sistema é isento de manutenção. Após a configuração inicial, o sistema é automaticamente atualizado a intervalos regulares quando existir rede/GPS e a ignição estiver ligada (p. ex., durante a condução).

 

14. Como posso mudar o idioma usado pelo agente do Call Centre?

Uma das vantagens da chamada de emergência inteligente é o facto de seres atendido por um agente qualificado do Call Centre da BMW no idioma que selecionaste. É especialmente importante garantir uma transferência de informações sem restrições em situações de emergência. O idioma definido de fábrica depende do país. Como o "Idioma ECALL" pretendido é definido independentemente das definições de idioma do grupo de instrumentos, apenas um distribuidor BMW Motorrad pode especificar o idioma preferencial no veículo. Os idiomas disponíveis são o alemão, inglês, francês, italiano, neerlandês, polaco, português, russo, sueco, espanhol, checo e turco.

 

15. Como pode ser desativado/reativado o cartão SIM e a chamada de emergência inteligente associada?

Se não quiseres usar a função de chamada de emergência inteligente (p. ex., no caso de um veículo em segunda mão), é possível providenciar a desativação do cartão SIM pré-instalado do veículo e da função de chamada de emergência inteligente associada por um distribuidor autorizado BMW Motorrad. Uma luz indicatora correspondente aparecerá no grupo de instrumentos se o cartão SIM estiver desativado. A "Reativação" do cartão SIM também pode ser feita por um distribuidor autorizado BMW Motorrad.

 

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