Race ABS.
O BMW Motorrad Race ABS cria uma referência nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos de ABS para motos. Foi desenvolvido para aplicações superesportivas. Basta pressionar um botão para que o condutor possa selecionar uma série de aplicações e características do motor, bem como características adaptadas ao sistema BMW Motorrad Race ABS, incluindo piso molhado ("Rain"), estrada ("Sport"), circuito com pneus esportivos ("Race") ou circuito com pneus slick ("Slick"). Estas características são combinadas com os Modos de Condução correspondentes e estão perfeitamente ajustados entre si para oferecer a máxima segurança.
O BMW Motorrad Race ABS é um sistema totalmente novo, muito mais leve do que os anteriores sistemas parcialmente integrados. Equipado com uma unidade de comando com apenas 1,5 kg e registando um peso total de apenas 2,5 kg, é a solução ideal para as motos superesportivas. Além do peso reduzido, o sistema caracteriza-se acima de tudo pela melhoria da capacidade de resposta.
Isto é possível pela utilização de quatro sensores de pressão perfeitamente ajustados entre si e com todo o sistema. Em conjunto com um elaborado detetor de elevação da roda traseira, permite que o sistema identifique, com mais precisão do que o sistema anterior, a diferença entre um ressalto na estrada e o bloqueio da roda traseira. Quando a manete de freio é acionada, são ativados os discos de freio dianteiros, sendo aplicada apenas uma ligeira pressão no freio traseiro. O pedal de freio aciona apenas o freio da roda traseira. Nos Modos de Condução "Race" e "Slick", a deteção de elevação da roda traseira não afeta a ação da frenagem. O modo "Slick" permite que motociclistas experientes realizem derrapagens controladas sem terem que abdicar das vantagens de um sistema de ABS na roda dianteira.
O recurso a um quarto sensor de pressão instalado no circuito da roda dianteira permite uma regulação mais sensível da pressão de freagem na roda dianteira, em comparação com o anterior sistema de ABS II integral da BMW, pois os valores de pressão nos circuitos de controle e da roda podem ser comparados diretamente entre si. Assim, é possível obter um ponto de pressão e uma capacidade de controle perfeitos. Em situações especiais, é possível desativar o BMW Motorrad Race ABS separadamente.
Embora o novo sistema, tal como qualquer outro sistema de ABS, não consiga contrariar as leis da física, o novo sistema BMW Motorrad Race ABS oferece uma ajuda muito valiosa e um grande incremento do nível de segurança do motociclista.
+ Leia mais