ESA & ESA II
A segunda geração do "Ajuste Eletrônico da Suspensão", ou ESA II, responde a todos os estilos de pilotagem e carga, graças a sua prática configuração da suspensão. Os comandos oferecem uma facilidade de utilização incomparável e uma gama de opções sem precedentes para ajuste da ciclística e da suspensão às condições de piso.
Único no mercado mundial de motos, este sistema fornece aos condutores controles eletrônicos, que não só simplificam o ajuste de retorno da mola dianteira e traseira e a rigidez do amortecedor traseiro ("pré-carga da mola"), bem como o curso e a rigidez dela. Tudo isto é controlado de forma confortável através do coando no punho, em conjunto com a navegação no painel TFT colorido.
Parar simplificar o controle e a evitar os erros de ajuste involuntários, o condutor só precisa indicar o estado de carga ("sozinho", "sozinho com bagagem" ou "com passageiro e bagagem"). Em seguida, o sistema analisa a rigidez e o curso da mola e realiza a configuração automaticamente.
De acordo com as preferências de condução de cada um, os condutores podem também selecionar entre os ajustes de ciclística e suspensão "Comfort", "Normal" ou "Sport", que afetam a forma como a moto reage. A unidade de comando eletrônica analisa estas especificações e calcula as taxas de amortecimento adequadas utilizando parâmetros os ideais. Em seguida, aciona um motor elétrico que configura a rigidez da mola de forma adequada. No total, estão disponíveis nove opções de configuração diferentes. A taxa de amortecimento é modificada nos amortecedores através de pequenos motores de passo.
Estas modificações adicionais ao curso da mola significam que o nível da moto pode ser otimizado para várias cargas, de modo a oferecer mais estabilidade, maneabilidade e conforto. O grau de inclinação em curva não é afetado, mesmo com a carga máxima, com o passageiro e bagagem, para uma condução esportiva mais eficaz. Estes ajustes no curso da mola também reduzem significativamente o risco de esgotar o curso sob cargas extremas.
As definições do amortecedor ("Normal", "Sport", "Comfort") podem ser alteradas através de um botão, mesmo em moimento. Por motivos funcionais e de segurança, a rigidez da mola só pode ser alterada quando a moto está parada. O sistema utiliza um motor elétrico com engrenagens para modificar o curso da mola.
O curso da mola é alterado utilizando duas molas ligadas em série. Aqui, as forças de compressão são absorvidas por um elemento de elastômero (Cellasto) combinado com uma mola de bobina convencional instalada abaixo. A expansão radial exterior do elemento Cellasto é permanentemente contida no interior de uma manga em aço. No interior, uma manga de alumínio é movida de forma eletro-hidráulica. A posição desta manga interior afeta o comportamento de expansão interno do elemento Cellasto e, consequentemente, o respectivo curso da mola. Isto tem o mesmo efeito que duas molas com diferentes níveis de rigidez. A manga interior assenta sobre a mola de aço, o elemento Cellasto perde a respectiva função afetando apenas a mola de aço. Se a manga interior continuar a ser movida, a rigidez da mola de aço ou a "pré-carga da mola" também pode ser modificada.
Isto permite que a posição estática normal e a geometria de condução permaneçam otimizadas com todas as cargas. Os ajustes adicionais no curso da mola ao longo de um intervalo amplo de 110–160 Nm serve para aumentar as definições "Sport", "Normal" e "Comfort" no ESA II, melhorando significativamente a pilotagem.
Quando comparado com as técnicas de ajuste mecânicas convencionais para a pré-carga da mola e as características de amortecimento, a vantagem da suspensão eletrônica ESA consiste na constante e imediata harmonização de todos os componentes da ciclística e na prevenção de possíveis erros de regulagem. Os condutores também deixam de ter o inconveniente de realizar as afinações com ferramentas, permitindo aplicar modificações em apenas alguns segundos através de um simples botão. Isto facilita muito o transporte de um passageiro de última hora ou a adaptação a um tipo de piso inesperado.