Equipado com um sistema de controle de válvulas com dupla árvore de cames à cabeça, o motor tetracilíndrico disponibiliza a máxima potência e binário sem comprometer os critérios de rigidez, deslocação mínima de massas e excelentes secções de abertura das válvulas. Apresenta a combinação perfeita de máxima rigidez e peso mínimo dos componentes de acionamento das válvulas, juntamente com uma cabeça de cilindro extremamente compacta.
A compensação da folga das válvulas é feita através de umas pastilhas muito pequenas e muito leves instaladas nos pratos das molas. No lado de admissão, os pratos das molas são construídos em alumínio extremamente leve de elevadas prestações. As massas em movimento do sistema de controle de válvulas são bastante menores do que as utilizadas numa solução semelhante com recurso a martelos. As reduzidas massas oscilantes aumentam a aceleração das válvulas para perfis de cames agressivos e elevadas secções de abertura das válvulas.
O regime máximo do motor definido para a moto de série são as 14.200 rpm, embora a sua capacidade mecânica seja bastante superior. O grande diâmetro do cilindro com 80 mm permite a instalação de cabeças de válvula com o máximo diâmetro possível para disponibilizar a maior potência. A cabeça das válvulas apresenta um diâmetro de 33,5 mm no lado de admissão e 27,2 mm no lado de escape para uma prestação impressionante com a máxima utilização da cilindrada no segmento das superesportivas com 1000 cc.
O sistema de lubrificação do motor por cárter húmido é assegurado por uma bomba Eaton, uma solução largamente testada e comprovada neste segmento. Em lugar de um permutador de calor, é utilizado um radiador de óleo independente integrado na quilha da carenagem, debaixo do radiador, para otimizar a capacidade de caudal. Este radiador de óleo impede a transmissão de calor indesejado para o sistema de refrigeração, permitindo a instalação de um radiador mais pequeno que necessita também de menos líquido de refrigeração.
Na disposição dos elementos auxiliares elétricos e respetivos acionamentos também houve um grande cuidado em reduzir as suas dimensões e apresentar um desenho compacto e leve. Por exemplo, o alternador equipado com um íman permanente está colocado na parte esquerda da cambota. Disponibiliza 434 W às 6000 rpm e foi concebido para uma velocidade máxima de 16.000 rpm. Instalado atrás dos cilindros na metade superior do bloco do motor à esquerda, o motor de arranque tem uma potência de 800 W e pesa 1050 g. Está ligado através de uma roda livre e apresenta uma relação de desmultiplicação de 1:24,61 sobre a extremidade esquerda da cambota acionada por uma engrenagem. Para reduzir o peso, a tampa do lado esquerdo do alternador e do motor de arranque é feita em magnésio.
O processo de injeção é totalmente sequencial, ou seja, o combustível entra no canal de admissão de forma sincronizada com a fase de admissão de cada cilindro. Para melhorar a curva de binário, o motor recorre a uma complexa tecnologia com coletores de admissão variáveis. Consoante a velocidade do motor, um servomotor ligado à caixa do filtro de ar varia o comprimento dos canais de admissão de ar em duas fases, de acordo com os mapas de programação do motor. A carga ótima é obtida quando a quantidade adequada de combustível é fornecida por cada um dos quatro injetores colocados no corpo das borboletas, que se encontram sobre a tubagem de admissão. Os injetores são acionados de forma individual ou em conjunto consoante o regime do motor e as necessidades de potência.