Motor de seis cilindros em linha de 1600 cc.
Este novo desenvolvimento da BMW, com uma cilindrada de 1649 cc debita uma potência máxima de 160 cv (118 kW) às 7750 rpm e binário máximo de 175 Nm às 5250 rpm. Logo a partir das 1500 rpm, o motor disponibiliza mais de 70% do seu binário máximo. Este motor permite tanto uma velocidade de cruzeiro confortável como uma condução mais esportiva.
O motor de seis cilindros em linha pesa apenas 102,6 kg, incluindo o alternador, sistema de admissão, embraiagem e caixa de velocidades. O design leve, devido às suas árvores de cames ocas, por exemplo, transforma-o no motor de seis cilindros em linha mais leve alguma vez utilizado numa moto de série. A sua largura de 555 milímetros é cerca de 100 mm inferior a todos os motores de seis cilindros alguma vez produzidos para motos, revelando-se assim como o mais compacto. A reduzida largura de montagem foi possível, sobretudo, devido ao relativamente longo curso para uma relação curso/diâmetro de 67,5:72 mm (0,938) e às distâncias muito curtas entre os eixos dos cilindros, com apenas 77 mm. Além disso, todos os elementos auxiliares elétricos foram montados atrás da cambota no espaço sobre a caixa de velocidades.
Tal como acontece nos atuais modelos de quatro cilindros da BMW, o eixo dos cilindros foi inclinado para a frente cerca de 55°. Desta forma é possível obter um baixo centro de gravidade com uma equilibrada distribuição de peso. Além disso, o sistema de lubrificação por cárter seco, em substituição da bomba e depósito de óleo convencionais, permite também uma posição de montagem mais baixa. A inclinação dos cilindros liberta espaço também para o sistema de admissão, com excelentes capacidades de caudal de ar diretamente sobre o motor.
A combustão eficiente, os baixos regimes do motor, a grande rapidez do acelerador e a minimização da fricção são aspectos que contribuem para uma grande eficácia do motor de seis cilindros com baixos consumos de combustível, tal como atualmente exigido. O motor atinge também excelentes prestações de desempenho comparáveis às dos modelos com motores de quatro cilindros.