ABS parcial-integral.
Freagem - tão fácil e seguro como sempre.
A tecnologia de freagem adequada é extremamente importante para os motociclistas em dois aspectos: só a tecnologia fiável do sistema de freagem combinado com as competências adquiridas do motociclista podem evitar situações de condução críticas. Em situações perigosas que acontecem subitamente, até os motociclistas experientes tendem a frear demasiado com a roda dianteira ou a bloquear a roda traseira. Por isso, um sistema de freagem antibloqueio (ABS) moderno faz, assim, parte do equipamento de segurança de qualquer motociclo de alta qualidade. É por este motivo que a BMW Motorrad foi o primeiro fabricante do mundo a fazê-lo, com a instalação de ABS de série em todos os modelos.
Independentemente de ser um motociclista iniciante ou experiente, o ABS torna a freagem mais fácil e segura em piso molhado, em situações de emergência, quando o passageiro conduz e quando transporta bagagem. Basicamente, em qualquer situação. Isto permite obter uma distância de paragem ideal, em qualquer situação, sem o risco de queda devido ao bloqueio das rodas.
Consoante o tipo de moto, são utilizados vários sistemas de freagem ABS da BMW Motorrad: ABS ou ABS com função parcial-integral. Ambos os sistemas impedem que as rodas bloqueiem numa situação de freagem de emergência através do controle eletrónico do sistema hidráulico. Para tal, os sensores das rodas medem a velocidade à qual as rodas dianteira e traseira estão a rodar e podem identificar imediatamente se alguma roda está a bloquear. Os sensores encaminham o impulso de medição para um processador, que ativa um modulador de pressão no circuito de freagem hidráulico da roda dianteira ou traseira. O modulador de pressão acionado reduz a pressão de freagem numa fração de segundo e depois volta a aumentá-la. Isto garante que seja feito precisamente o nível de pressão de freagem necessário no sistema de freagem da roda correspondente, dentro da margem de controle do ABS, para conseguir parar a roda sem atingir o limite de bloqueio.
O ABS Integral BMW Motorrad funciona com um servofreio na versão I-ABS I. Uma bomba hidráulica elétrica ajuda a efetuar a pressão no freio que é gerada pela manete de freio e cilindro. Nos modelos construídos a partir de 2007, é instalado um novo sistema regulador mais preciso, que funciona sem servofreio (I-ABS II). Com sistemas de freagem parcialmente integrais, a manete de freio aciona os travões das duas rodas, enquanto o pedal de freio aciona apenas o freio da roda traseira. Os sistemas ABS são uma clara melhoria de segurança em comparação com os sistemas de freagem convencionais, como é frequentemente descrito nos testes de motos.
O sistema eletrónico de controle e o sistema hidráulico do servofreio e o sistema de freagem antibloqueio encontram-se no modulador de pressão central do freio integral. Um total de três processadores garante o nível de segurança mais elevado do sistema. Dois microcontroladores controlam o sistema de controle em paralelo, enquanto um terceiro monitoriza o processo. Sempre que a ignição é ligada, o sistema realiza um autoteste, durante o qual as luzes do indicador do ABS piscam no painel de instrumentos. Estas luzes desligam-se automaticamente assim que os sensores de velocidade transmitem um sinal correspondente e o sistema funciona sem falhas.
Para uma utilização em todo-o-terreno, o ABS BMW Motorrad pode, consoante os modelos, ser desligado ao pressionar o botão ABS durante o autoteste.
+ Leia mais