A estabilidade é um fator determinante para os condutores dominarem as suas técnicas de condução, especialmente nos semáforos e em manobras. A estabilidade é muito influenciada pelos seguintes fatores:
  • A altura da moto: os modelos de Enduro possuem uma altura geral superior devido ao maior curso da mola, entre outros fatores.
  • O peso da moto e o centro de gravidade: as motos BMW possuem um centro de gravidade extremamente baixo.
  • Largura da zona dianteira do banco: os bancos da BMW Motorrad são mais estreitos na parte dianteira. Isto simplifica a saída da moto.
Quanto mais largo for o banco, maior será o arco interior das pernas. Isto significa que até com a mesma altura do banco, seja possível que numa moto consigas chegar com ambos os pés ao chão, enquanto que numa outra moto mal consigas tocar com a ponta dos pés no chão. Tudo depende da largura do banco. A BMW Motorrad aplicou estes conceitos no design dos seus bancos. Resultados: consegues chegar facilmente com os pés ao chão sem afetar o conforto.
Existem duas forma de personalizar a altura das motos BMW. Uma das formas consiste em rebaixar a moto através do ajuste do amortecedor traseiro e das bainhas fixas da forquilha na dianteira. Isto pode ser feito pelos próprios condutores. O segundo método consiste na utilização de um kit de rebaixamento especial instalado de fábrica.
A altura do banco do condutor pode ser modificada em separado, utilizando um suporte de banco ajustável para bancos únicos. Isto pode ser feito em apenas alguns passos sem necessidade de ferramentas e sem prejudicar o conforto. Com este método, o banco pode ser rebaixado cerca de 30 mm.
A BMW Motorrad também disponibiliza bancos de várias alturas (banco rebaixado, revestido, elevado ou com enchimento adicional). Todos podem ser instalados de fábrica sem custos adicionais. Também podem ser instalados posteriormente como acessórios opcionais. Isto permite que a altura do banco seja ajustada entre 30 a 40 mm.
+ Leia mais

Ainda mais tecnologia em pormenor

spinner