Chamada de emergência inteligente (ECALL)
Num acidente de moto, todos os minutos contam. Para que as pessoas afetadas possam ser ajudadas imediatamente, a BMW Motorrad desenvolveu o acessório opcional "chamada de emergência inteligente" (ECALL). A "chamada de emergência inteligente" entra automaticamente em contato com o centro de assistência da BMW em caso de acidente para ativar a ação de socorro e, sempre que possível, estabelecer o contato inicial com a vítima. Além disso, o sistema também pode ser ativado manualmente. A utilização de sistemas ECALL, como este, demonstraram que os serviços de emergência podem chegar ao local do acidente mais rapidamente.
A BMW Motorrad foi o primeiro fabricante a oferecer este acessório opcional instalado de fábrica.
Através da ativação automática e manual, a "chamada de emergência inteligente" envia as coordenadas do veículo diretamente para o centro de assistência, em vez de ligar apenas o condutor ao centro de coordenação de ação de socorro local. Com a ajuda destes dados também é possível determinar o sentido da marcha, para além do local do acidente, para que até mesmo os destinos mais difíceis de encontrar possam ser alcançados rapidamente pelos serviços de emergência - uma inovação na indústria dos motociclos.
Depois de o centro de assistência ser informado, tentam estabelecer contacto com a vítima. Não são necessárias informações adicionais do autor da chamada para ativar a ação de socorro. Tão exclusivo como a BMW: a comunicação e o apoio à vítima são realizados pelo cliente no idioma escolhido. Assim, é possível esclarecer perguntas importantes mesmo antes de os serviços de emergência chegarem.
As consequências da colisão e o estado da moto são transmitidos através de sensores na moto para que os acidentes possam ser reconhecidos de forma credível e diferenciados das situações típicas da condução de motos. O condutor pode verificar se a chamada de emergência foi ativada através do ícone no painel de instrumentos e do sinal acústico. Não é necessário um sistema de comunicação no capacete para estabelecer comunicação por voz com o centro de assistência, porque no lado direito do guidão está instalado um autofalante e um microfone.
A "chamada de emergência inteligente" abrange os seguintes cenários principais:
Atualmente, a ECALL está disponível na maioria dos países do sul, do centro e do norte da Europa, bem como da Europa ocidental como equipamento opcional (6AC), estando previsto o seu lançamento sucessivo noutros países. Para mais informações, contacta o teu concessionário.