Os sistemas de suspensão das rodas nas motos realizam essencialmente duas tarefas: têm de reagir à mais ínfima irregularidade da estrada e nos terrenos acidentados impedindo, ao mesmo tempo, quaisquer riscos de impacto da suspensão no quadro. Este conceito aplica-se, especialmente, na posição zero quando a moto está totalmente direita e suporta o peso do condutor e da bagagem. Neste caso, utiliza-se cerca de um terço do total do curso da mola. Por outro lado, a suspensão e o sistema de amortecimento têm de reagir com mais dureza quando o condutor acelera a fundo, tal como acontece também nos terrenos acidentados e superfícies irregulares. Mesmo que o curso da mola esteja quase esgotado, o elemento da suspensão não deverá chegar ao fim. Este comportamento é descrito como uma suspensão progressiva e curva de amortecimento.
As motos BMW com o amortecimento dependente do curso integram este comportamento ao utilizar molas progressivas e uma biela fixada obliquamente ao Paralever. A pré-carga da mola pode ser afinada de forma adequada em várias posições de acordo com o peso do condutor, circulação com passageiro e transporte de bagagem. A afinação é continuamente variável e efetuada de forma hidráulica.
O amortecimento dependente do curso tem também um sistema de amortecimento, cuja ação aumenta na fase de compressão, ou seja, com o aumento da compressão. Para além disso, permite também que a curva de amortecimento seja adaptada com precisão ao tipo de moto e à utilização nas fases de expansão e de compressão. O conceito permite um aumento da compressão em mais de 100%, enquanto a expansão pode aumentar em 50%.
Este sistema de amortecimento patenteado pela BMW Motorrad destaca-se claramente dos sistemas convencionais pelo seu funcionamento. Paralelamente ao êmbolo principal do sistema de amortecimento, existe um êmbolo auxiliar no interior do orifício do êmbolo oco que disponibiliza amortecimento adicional. Tanto a suspensão com amortecimento dependente do curso como as suspensões sem amortecimento dependente do curso permitem ao condutor ajustar as características de expansão ao seu estilo de condução seja em estrada ou fora dela.
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