Canal de admissão.
Nova gestão eletrónica do motor.
Ao contrário dos anteriores motores bicilíndricos boxer da BMW Motorrad, o ar flui verticalmente ao longo do motor na nova R 1200 GS. Isto significa que o canal de admissão pode ser concebido independentemente do controle da árvore de cames, sendo possível ter um canal de admissão com o mesmo comprimento nos dois cilindros. Este fluxo vertical permite uma janela de admissão otimizada em linha reta com uma orientação de correia igualmente simples no acionamento da árvore de cames, em comparação com o anterior fluxo horizontal da cabeça do cilindro.
Com o motor bicilíndrico boxer, utilizado pela primeira vez na nova R 1200 GS, também é utilizado o novo sistema de gestão eletrónica do motor BMS-X. As suas principais características são a injeção de combustível totalmente sequencial, um design compacto e peso reduzido. A gestão do motor baseada no binário com controle alfa-N consegue analisar uma grande variedade de parâmetros. Permite um controle simples da transferência de binário e das características de resposta indicadas pelo controle eletrónico do acelerador E-Gas para os vários Modos de Condução que são depois adaptadas a uma grande variedade de condições limite. A base para esta gestão é a quantidade de ar aspirada, que é determinada indiretamente através do ângulo de abertura e o regime de rotação. O sistema de gestão do motor cria valores coordenados individualmente para a quantidade de injeção e tempo de ignição utilizando os parâmetros adicionais do motor e do ambiente (incluindo temperatura do motor, temperatura do ar, pressão do ar ambiente) em conjunto com os mapas de características e as funções de correção que foram armazenadas.
A preparação da mistura é realizada pela injeção eletrónica de combustível através dos corpos do acelerador com uma largura de abertura de 52 milímetros em lugar dos anteriores 50 milímetros. O novo design dos canais de admissão com elevada capacidade de admissão e um silenciador de admissão de dimensões generosas garantem um fornecimento otimizado do ar de admissão frio para garantir um enchimento ótimo.
As válvulas do acelerador são acionadas por um motor elétrico através do sistema de controle eletrónico do acelerador E-Gas. As exigências do condutor são comunicadas pelo sensor do punho do acelerador para o comando eletrónico do motor e convertidos, consoante o Modo de Condução selecionado, numa posição-alvo da válvula do acelerador que é definida eletronicamente.
O E-Gas da nova BMW R 1200 GS aumenta a capacidade de condução e otimiza a suavidade de funcionamento no regime próximo do ralenti uma vez que o controle do motor detecta quaisquer diferenças entre os dois cilindros no intervalo de pressão intermédia e compensa esta situação através do controle seletivo da válvula do acelerador. Como resultado, são possíveis várias respostas do acelerador (Suave, Ótima, Direta) de acordo com o acessório opcional "Modos de Condução e ASC" consoante a área de aplicação relevante. Devido à capacidade de controle bastante melhorada, o ângulo do punho do acelerador pode ser reduzido de 85 para 70 graus. Esta tecnologia pode também ser utilizada com o Cruise Control disponível como acessório opcional. Pela primeira vez numa BMW R 1200 GS, é disponibilizado um sistema de Cruise Control eletrónico como acessório opcional, tornando as longas viagens em autoestrada bastante mais confortáveis.
+ Leia mais