A conduzir no ar.

A BMW Motorrad e a LEGO Technic constroem o modelo conceptual Hover Ride.

Os designers da LEGO apanharam-lhe o gosto e estão à procura da próxima aventura. Os dinamarqueses já construíram o conjunto de construção em miniatura da R 1200 GS a partir de peças coloridas. "É possível criar qualquer coisa com LEGO Technic, até o futuro", afirma, com confiança, o designer Lars Thygesen. A partir destas ideias inspiradas, a equipa da LEGO e a BMW Motorrad lançaram-se num novo desafio.  

+ Leia mais

O objetivo ambicioso: desenvolver uma moto futurista que responda à questão de saber como será a condução de motociclos no futuro. O mundo de pernas para o ar: os designers da LEGO usam o seu próprio conjunto de construção como base para a criação de uma moto conceptual. O que aconteceu depois é fenomenal. A moto do futuro é composta pelas mesmas peças que a LEGO Technic R 1200 GS Adventure, que representou enormes problemas para os designers da BMW Motorrad.

+ Leia mais

A BMW dá-te asas.

Eles conseguem o impossível. Os funcionários de Munique dão vida à visão dinamarquesa e desenvolvem uma moto aerodeslizadora real a partir do conjunto de construção – um motociclo voador que flutua por cima da estrada. A Hover Ride. Alexander Buckan, diretor de design de veículos da BMW Motorrad, está fascinado com esta visão do futuro: "Criar um modelo fictício e visionário a partir de peças do conjunto de construção da LEGO Technic BMW R 1200 GS Adventure foi uma excelente ideia e um grande desafio criativo.

O conceito integrou ADN do design da BMW Motorrad com elementos típicos, como o motor boxer e a característica silhueta GS, ao mesmo tempo que é influenciado pelo vocabulário de design da LEGO Technic." Parte e cria o futuro.  Parece que a LEGO Technic e a BMW Motorrad são almas gémeas. 

+ Leia mais

UMA MOTO DE LEGO

Os dois parceiros do projeto já mostraram ter denominadores comuns: podemos assumir que a BMW R 1200 GS Adventure já esteve em quase todos os pontos do planeta, mas nunca no escritório de Lars, na cidade de Billund, na Dinamarca. Lars está sentado à sua secretária. Ao seu lado, encontramos a magnífica máquina de 260 quilos e 125 cavalos. O dinamarquês observa o motociclo, analisa a forquilha e regressa com o olhar à sua intrincada ilustração. 

+ Leia mais

A FANTASIA TORNA-SE REALIDADE

O que faz esta moto no seu escritório? O dinamarquês é designer do Grupo LEGO há quase 25 anos. Desenha veículos para a LEGO Technic há mais de cinco anos, e foi a BMW Motorrad que lhe enviou a máquina para o gabinete. Em agosto de 2015, a empresa de Munique entrou em contacto com o arquiteto criativo de blocos de Billund com a ideia de criar um modelo LEGO Technic a partir de uma máquina real. A empresa de brinquedos dinamarquesa já havia colaborado com o BMW Group para integrar o MINI Cooper na série LEGO Creator, e estes apaixonados pelo trabalho manual técnico também já haviam desenhado motociclos, mas sempre como modelos virtuais. Agora, uma moto real vai "pousar como modelo". 

+ Leia mais

A GS satisfaz todos os requisitos.

A GS satisfaz todos os requisitos.

Nas primeiras fases da ideia, foram consideradas várias motos. Mas a Adventure venceu o processo de seleção, que classificou todos os modelos nas três áreas importantes para a LEGO Technic quando projeta um novo modelo: funcionalidade, autenticidade e desafio de construção. A R 1200 GS Adventure reúne estas três características.  

+ Leia mais

Ambição atiçada.

Quando soube da ideia, Lars teve a certeza de uma coisa: este projeto seria seu. "Adoro motos e o que eu achei especial foi projetar estas máquinas com uma atenção meticulosa ao pormenor", explica o designer. Mas, apesar da sua vasta experiência, este projeto está a colocar novos desafios. "É uma moto especial com muitas propriedades não convencionais.

A forquilha, o braço do balancim e o balancim simples na roda traseira. Já criei muitas motos com a LEGO Technic, mas nunca com características especiais como estas", conta Lars. O desafio desperta a sua ambição, e ele lança-se imediatamente ao trabalho. 

+ Leia mais

A trabalhar como um intérprete.

A trabalhar como um intérprete.

A grande reunião com a BMW Motorrad ocorre um mês depois do contacto inicial. Na mesa de conferências, já está um primeiro protótipo da Adventure em miniatura. O modelo é impressionante, os parceiros estão de acordo e o projeto arranca. Lars arregaça as mangas. Com a moto, a ferramenta mais importante, ao lado da sua secretária, durante a fase de desenho. "Foi uma grande ajuda porque pude ver as peças com grande detalhe e medir as proporções." O trabalho de Lars é semelhante ao de um intérprete. Ele escuta a máquina original, grava as palavras proferidas pela moto metálica, remói-as e verte-as para o idioma da LEGO Technic. E foi assim que surgiram vários modelos, agora a caminho de Munique. 

+ Leia mais

TODA A GENTE BRINCA COM LEGO

Lars mostra os seus protótipos aos designers responsáveis da BMW Motorrad, que ficam encantados por a sua máquina estar a ser usada pela LEGO Technic. Mas o caminho para a réplica perfeita ainda não está fechado.  

+ Leia mais

Continua em discussão, os detalhes são comentados e, claro, toda a gente brinca. Sem restrições nem regulamentos, os bávaros também criam os seus modelos virtuais, e a febre do Lego rapidamente se espalha pelos departamentos vizinhos.

+ Leia mais

A tarefa mais difícil.

A tarefa mais difícil.

Lars regressa à Dinamarca com um novo ímpeto e mais conhecimento dos pormenores da moto. São as pequenas coisas como o facto de o logótipo na máquina só ficar direito depois de o condutor montar a moto. Os esboços de Lars estão no caminho certo. "Foi uma discussão muito criativa, mas tínhamos todos a mesma linha de raciocínio", diz o designer da LEGO quando descreve a sua visita. De volta à Dinamarca, o monobraço oscilante testa ao máximo as capacidades de Lars. "Foi difícil torná-lo estável, porque não passa de plástico. No entanto, o dinamarquês conseguiu construir a peça mais importante com blocos já existentes. Este modelo GS não exigiu que se fizesse de propósito nenhum elemento de LEGO. "Não precisei de fazer cedências", comenta Lars sobre a tarefa mais difícil durante a implementação. 

+ Leia mais
Ver o estúdio de design em Munique foi uma inspiração para mim.

Lars Thygesen

O TESTE FINAL

A sua perseverança acabou por dar frutos. Quando os designers da BMW Motorrad visitam a sede da LEGO em março de 2016, o modelo está a receber os retoques finais. Depois disso, tem de passar pelas rigorosas avaliações de design da LEGO. Quando os guardiães da conformidade não encontraram falhas e deram luz verde, "ficámos todos felizes", afirma Lars. Agora, está a preparar-se para a sua próxima aventura GS: condução todo-o-terreno no Enduro Park de Hechlingen.    

+ Leia mais
Mais histórias que poderão interessar-te.
Motociclos aptos.