Duolever.
Máxima precisão de condução e de direção.
A suspensão dianteira Duolever da BMW Motorrad combina o maior conforto possível de condução com uma resposta sensível e uma estabilidade na direção excecional. Os engenheiros da BMW Motorrad basearam o seu desenvolvimento num design patenteado pelo inventor britânico Norman Hossak. Nos anos 80, ele foi responsável pela invenção de suspensão dianteira composta por duas ligações que depois foi adotada em alguns modelos BMW.
A suspensão dianteira Duolever, do ponto de vista cinético, é composta por um paralelograma no qual existem dois trapézios de aço forjado que estão ligados ao quadro através de rolamentos. Estes guiam a bainha da forquilha extremamente resistente à torção composta por alumínio fundido por vazamento que se assemelha visualmente a uma forquilha tradicional. Um amortecedor central, que está ligado à parte inferior dos dois trapézios e fixado no quadro, realiza as funções de suspensão e o amortecimento.
Uma articulação tipo tesoura em formato trapezoidal, que está fixada à coluna de direção e à bainha da forquilha, recebe depois o guidão. Isto transmite o movimento de direção. Ao contrário das forquilhas telescópicas, a construção Duolever dispensa a utilização bainhas fixas e deslizantes. Além disso, separa as funções de direção e amortecimento de forma mais consistente do que o comprovado Telelever. Devido a esta separação da direção e da suspensão, o condutor beneficia de um nível máximo de conforto e de aderência à estrada, com uma prestação inigualável.
A vantagem desta suspensão dianteira, a mais inovadora até agora no mercado das motos, é a sua rigidez de torção. A suspensão dianteira Duolever da BMW Motorrad não é influenciada pelas forças negativas da mesma forma que uma forquilha telescópica convencional, onde as bainhas e deslizantes sofrem uma torção lateral e longitudinal durante os movimentos de compressão/expansão das molas e direção. Os dois trapézios absorvem as forças resultantes da compressão/expansão, mantendo a estabilidade da bainha deslizante. Evita-se assim qualquer tipo de torção obtendo uma grande precisão da suspensão dianteira. A resposta da direção é imediada e a leitura da roda dianteira é bastante precisa em qualquer tipo de estrada.
Também se obtém um efeito anti-afundamento cinemático, como acontece com o Telelever, devido a uma colocação bem concebida dos rolamentos de ligação. Enquanto uma forquilha telescópica convencional ressalta muito ou “esgota” nas freagens mais fortes, o Duolever ainda dispõe de curso suficiente para estas situações e, assim, o condutor pode frear muito mais tarde, mantendo a estabilidade da direção em curva.
Com o Duolever, a manobra para evitar perdas de direção da roda dianteira durante a condução sobre superfícies irregulares pode tornar-se semelhante ao comportamento de uma forquilha telescópica. Conjugando as reduzidas massas não suspensas e as pequenas forças de separação do sistema, obtém-se uma resposta mais sensível e confortável.
A suspensão dianteira Duolever da BMW Motorrad combina funcionalidades que até agora eram incompatíveis, nomeadamente estabilidade direcional a alta velocidade, excelente maneabilidade, direção precisa e eficiência de freagem direcionalmente estável a qualquer velocidade.
+ Leia mais