1923.

1923.

 

A BMW começou como fabricante de aeronaves. Mas criou um marco assim que produziu sua primeira motocicleta: a R 32. Não era uma simples moto com motor, mas um conceito completamente novo com uma fantástica concepção de quadro e um motor que era parte integrante do design.

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1924.

1924.

 

No início da produção da R39, a BMW usou pela primeira vez um freio de pé externo para frear a roda traseira em vez do habitual freio de calço, permitindo uma frenagem ainda mais segura e fácil.

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1936.

1936.

 

Com o modelo esportivo R5 (500cc), a BMW mostra, pela primeira vez, um quadro tubular oval de desenho cônico. É uma construção inteligentemente leve. O novo processo de soldagem introduzido simultaneamente para a produção do quadro também é uma técnica de produção altamente inovadora que ditaria tendência por muitos anos. A vantagem da construção leve? Elevada flexibilidade com baixo peso.

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1955.

1955.

 

A inovadora ciclística de braço oscilante é usada pela BMW pela primeira vez na produção de série dos modelos R 50 e R 69. O objetivo era assegurar elevada estabilidade de condução combinado com conforto. 

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1960.

1960.

 

O primeiro amortecedor de direção hidráulico de produção em série proporcionou uma segurança de condução maximizada. Ele foi montado pela primeira vez na R 69 S – a superbike alemã mais rápida da época. O amortecedor de direção também poderia ser desligado a velocidades mais baixas para uma melhoria da maneabilidade.

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1961.

1961.

Acessórios e equipamentos opcionais.  

Nos anos 50, foram adicionadas à série barras de proteção e suportes de malas – primeiro nos concessionários e, a partir de 1961, nas fábricas. Atualmente, é possível usar uma ampla gama de acessórios e equipamentos opcionais para criar motocicletas BMW personalizadas de acordo com as suas necessidades.

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1973.

1973.

Ícone do design com tecnologia de referência.  

A R 90 S é equipada de série com o primeiro freio de disco duplo na roda dianteira. Simultaneamente, introduzimos o farol H4 na série /6. Continuamos, assim, a assegurar o aumento da segurança rodoviária.

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1976.

1976.

 

A R 100 RS é o trampolim para uma série de modelos que se beneficiaram das novas descobertas com o túnel de vento, na área da aerodinâmica.
O modelo foi responsável pela primeira carenagem completa otimizada do ponto de vista aerodinâmico. 

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1978.

1978.

A primeira coleção para motociclistas.

Um bom visual da cabeça à moto e a condução em segurança são importantes para nós desde a década de 70. Foi assim que a BMW Motorrad lançou uma nova era com o capacete de viseira completa em 1976. Em 1978, o primeiro equipamento completo para motociclistas chegou ao mercado como complemento. Atualmente, os nossos designers e engenheiros continuam focados na proteção, segurança, funcionalidade e inovação, a par de um estilo informal.

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1979.

1979.

Mais conforto: punhos aquecidos.

Inicialmente motivo de chacota, os punhos aquecidos são, hoje, uma função indispensável. Afinal de contas, melhoram o prazer e a segurança da condução, porque, como está provado, um condutor com mãos quentes reage mais depressa.

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1980.

1980.

 

A R 80 G/S é a primeiro moto Enduro de viagem bicilíndrica e, logo, a fundadora de um novo segmento. A partir desse momento, a G/S passou a representar aventuras ilimitadas. Equipada com o primeiro monobraço oscilante traseiro para grandes motociclos, destacou-se com 50% mais rigidez de torção em comparação com os convencionais braços duplos oscilantes com a mesma redução de peso. 

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1981.

1981.

 

O primeiro capacete modular do mundo possibilitava duas formas de utilização, no modo jet ou integral, garantindo muito conforto e fácil manuseio.

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1986.

1986.

Trajes impermeáveis.

O primeiro traje em Gore-Tex, membrana impermeável e respirável, veio para revolucionar a linha de equipamentos para motociclista.

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1987.

1987.

Paralever.

 

Essencialmente, o braço duplo oscilante concebido pela BMW Motorrad – designado Paralever – elimina a incômoda transmissão de forças motoras para a suspensão, aparecendo pela primeira vez nos modelos R 80 GS e R 100 GS em 1987.

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1988.

1988.

O primeiro ABS do mundo para motocicletas.

 

A BMW é a primeira fabricante do mundo a introduzir, em 1988, freios com sistema ABS em uma motocicleta. Desde 2013, esse item vem de série em todas as motos da marca.

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Primeiros motores com eletrônica digital.

 

A BMW K1 é um marco na construção de motocicletas graças à sua aerodinâmica. E também apresentou, pela primeira vez, motores com eletrônica digital. A unidade de controle Motronic combinou a eletrônica de injeção e ignição, assegurando a eficiência energética e o cumprimentos dos requisitos de utilização de um conversor catalítico regulado.

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1990.

1990.

Tecnologia ambiental revolucionária para motocicletas.

 

A BMW disponibilizou o primeiro conversor catalítico regulado do mundo para motocicletas. No caso dos modelos construídos desde 2000, todas as motos da BMW Motorrad foram equipadas de fábrica com um conversor catalítico regulado.

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1993.

1993.

Menor distância de frenagem.

 

A BMW R 1100 RS é a primeira motocicleta de produção em série com suspensão dianteira Telelever combinada com um braço oscilante da roda traseira Paralever. Aqui, a Telelever atua como um sistema anti-mergulho mecânico, proporcionando máxima aderência mesmo em caso de frenagem completa. Em combinação com o ABS, as distâncias de frenagem são reduzidas significativamente.

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1998.

1998.

 

O primeiro farol duplo com tecnologia elipsoide do mundo produzido em série assegura uma melhor iluminação na estrada.

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2004.

2004.

O primeiro quadro regulado eletronicamente.

O Ajuste Eletrônico da Suspensão (ESA) é uma inovação eletrônica para motocicletas BMW produzidas em série. Foi visto pela primeira vez na K 1200 S, encontrando-se hoje disponível na maioria das motos de dois, quatro e seis cilindros. O ESA permite o ajuste eletrônico da configuração da suspensão com o acionar de um botão, levando em consideração a condição de pilotagem e de carga. Ideal para diferentes estados do piso, o ESA oferece ao motociclista características perfeitas de amortecimento, desempenho otimizado e o mais alto nível de segurança de condução..

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2005.

2005.

Ligação perfeita.

A tecnologia CAN bus, combinada com o Single Wire System (SWS) da BMW Motorrad, é um conceito de ligação de dados que requer apenas uma única linha de dados. Uma vantagem em comparação com a ligação ponto-a-ponto é um maior âmbito da funcionalidade com muito menos cabos. Outras vantagens do tráfego de dados digitais são a redução do peso, a elevada segurança contra interferências, a capacidade de diagnóstico completa e mais informações para o condutor.

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2010.

2010.

Farol adaptativo.

A BMW é a primeira fabricante de motocicletas a oferecer um farol adaptativo instalado de fábrica, que aumenta a segurança das motos durante o entardecer e à noite ao iluminar a estrada e as curvas.

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2014.

2014.

A primeira Maxi-Scooter elétrica.

Com a BMW C evolution, a BMW Motorrad trouxe para o presente a mobilidade urbana de amanhã. Esta Maxi-Scooter elétrica combina sustentabilidade, dinâmica e agilidade. Seu motor potente e totalmente elétrico garante deslocações rápidas sem emitir ruído e gás carbônico. 

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Segurança 360°.

Conheça o conceito que permeia o desenvolvimento de todos os produtos da BMW Motorrad e representa nosso compromisso com a segurança, inovação, conforto e qualidade.

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