Marcos.
Há mais de 90 anos que a BMW Motorrad é uma empresa visionária e pioneira na área da inovação e tecnologia. O nosso percurso foi marcado por desenvolvimentos inovadores e que ditaram tendências, os quais passaremos a apresentar.
1923.
1923.
A BMW começou como fabricante de aeronaves. Mas criou um marco assim que produziu sua primeira motocicleta: a R 32. Não era uma simples moto com motor, mas um conceito completamente novo com uma fantástica concepção de quadro e um motor que era parte integrante do design.
1924.
1924.
No início da produção da R39, a BMW usou pela primeira vez um freio de pé externo para frear a roda traseira em vez do habitual freio de calço, permitindo uma frenagem ainda mais segura e fácil.
1936.
1936.
Com o modelo esportivo R5 (500cc), a BMW mostra, pela primeira vez, um quadro tubular oval de desenho cônico. É uma construção inteligentemente leve. O novo processo de soldagem introduzido simultaneamente para a produção do quadro também é uma técnica de produção altamente inovadora que ditaria tendência por muitos anos. A vantagem da construção leve? Elevada flexibilidade com baixo peso.
1955.
1955.
A inovadora ciclística de braço oscilante é usada pela BMW pela primeira vez na produção de série dos modelos R 50 e R 69. O objetivo era assegurar elevada estabilidade de condução combinado com conforto.
1960.
1960.
O primeiro amortecedor de direção hidráulico de produção em série proporcionou uma segurança de condução maximizada. Ele foi montado pela primeira vez na R 69 S – a superbike alemã mais rápida da época. O amortecedor de direção também poderia ser desligado a velocidades mais baixas para uma melhoria da maneabilidade.
1961.
1961.
Acessórios e equipamentos opcionais.
Nos anos 50, foram adicionadas à série barras de proteção e suportes de malas – primeiro nos concessionários e, a partir de 1961, nas fábricas. Atualmente, é possível usar uma ampla gama de acessórios e equipamentos opcionais para criar motocicletas BMW personalizadas de acordo com as suas necessidades.
1973.
1973.
Ícone do design com tecnologia de referência.
A R 90 S é equipada de série com o primeiro freio de disco duplo na roda dianteira. Simultaneamente, introduzimos o farol H4 na série /6. Continuamos, assim, a assegurar o aumento da segurança rodoviária.
1976.
1976.
A R 100 RS é o trampolim para uma série de modelos que se beneficiaram das novas descobertas com o túnel de vento, na área da aerodinâmica.
O modelo foi responsável pela primeira carenagem completa otimizada do ponto de vista aerodinâmico.
1978.
1978.
A primeira coleção para motociclistas.
Um bom visual da cabeça à moto e a condução em segurança são importantes para nós desde a década de 70. Foi assim que a BMW Motorrad lançou uma nova era com o capacete de viseira completa em 1976. Em 1978, o primeiro equipamento completo para motociclistas chegou ao mercado como complemento. Atualmente, os nossos designers e engenheiros continuam focados na proteção, segurança, funcionalidade e inovação, a par de um estilo informal.
1979.
1979.
Mais conforto: punhos aquecidos.
Inicialmente motivo de chacota, os punhos aquecidos são, hoje, uma função indispensável. Afinal de contas, melhoram o prazer e a segurança da condução, porque, como está provado, um condutor com mãos quentes reage mais depressa.
1980.
1980.
A R 80 G/S é a primeiro moto Enduro de viagem bicilíndrica e, logo, a fundadora de um novo segmento. A partir desse momento, a G/S passou a representar aventuras ilimitadas. Equipada com o primeiro monobraço oscilante traseiro para grandes motociclos, destacou-se com 50% mais rigidez de torção em comparação com os convencionais braços duplos oscilantes com a mesma redução de peso.
1981.
1981.
O primeiro capacete modular do mundo possibilitava duas formas de utilização, no modo jet ou integral, garantindo muito conforto e fácil manuseio.
1986.
1986.
Trajes impermeáveis.
O primeiro traje em Gore-Tex, membrana impermeável e respirável, veio para revolucionar a linha de equipamentos para motociclista.
1987.
1987.
Essencialmente, o braço duplo oscilante concebido pela BMW Motorrad – designado Paralever – elimina a incômoda transmissão de forças motoras para a suspensão, aparecendo pela primeira vez nos modelos R 80 GS e R 100 GS em 1987.
1988.
1988.
A BMW é a primeira fabricante do mundo a introduzir, em 1988, freios com sistema ABS em uma motocicleta. Desde 2013, esse item vem de série em todas as motos da marca.
A BMW K1 é um marco na construção de motocicletas graças à sua aerodinâmica. E também apresentou, pela primeira vez, motores com eletrônica digital. A unidade de controle Motronic combinou a eletrônica de injeção e ignição, assegurando a eficiência energética e o cumprimentos dos requisitos de utilização de um conversor catalítico regulado.
1990.
1990.
A BMW disponibilizou o primeiro conversor catalítico regulado do mundo para motocicletas. No caso dos modelos construídos desde 2000, todas as motos da BMW Motorrad foram equipadas de fábrica com um conversor catalítico regulado.
1993.
1993.
A BMW R 1100 RS é a primeira motocicleta de produção em série com suspensão dianteira Telelever combinada com um braço oscilante da roda traseira Paralever. Aqui, a Telelever atua como um sistema anti-mergulho mecânico, proporcionando máxima aderência mesmo em caso de frenagem completa. Em combinação com o ABS, as distâncias de frenagem são reduzidas significativamente.
1998.
1998.
O primeiro farol duplo com tecnologia elipsoide do mundo produzido em série assegura uma melhor iluminação na estrada.
2004.
2004.
O primeiro quadro regulado eletronicamente.
O Ajuste Eletrônico da Suspensão (ESA) é uma inovação eletrônica para motocicletas BMW produzidas em série. Foi visto pela primeira vez na K 1200 S, encontrando-se hoje disponível na maioria das motos de dois, quatro e seis cilindros. O ESA permite o ajuste eletrônico da configuração da suspensão com o acionar de um botão, levando em consideração a condição de pilotagem e de carga. Ideal para diferentes estados do piso, o ESA oferece ao motociclista características perfeitas de amortecimento, desempenho otimizado e o mais alto nível de segurança de condução..
2005.
2005.
Ligação perfeita.
A tecnologia CAN bus, combinada com o Single Wire System (SWS) da BMW Motorrad, é um conceito de ligação de dados que requer apenas uma única linha de dados. Uma vantagem em comparação com a ligação ponto-a-ponto é um maior âmbito da funcionalidade com muito menos cabos. Outras vantagens do tráfego de dados digitais são a redução do peso, a elevada segurança contra interferências, a capacidade de diagnóstico completa e mais informações para o condutor.
2010.
2010.
Farol adaptativo.
A BMW é a primeira fabricante de motocicletas a oferecer um farol adaptativo instalado de fábrica, que aumenta a segurança das motos durante o entardecer e à noite ao iluminar a estrada e as curvas.
2014.
2014.
A primeira Maxi-Scooter elétrica.
Com a BMW C evolution, a BMW Motorrad trouxe para o presente a mobilidade urbana de amanhã. Esta Maxi-Scooter elétrica combina sustentabilidade, dinâmica e agilidade. Seu motor potente e totalmente elétrico garante deslocações rápidas sem emitir ruído e gás carbônico.